A igreja católica abre a Semana Santa no Domingo de Ramos, procissão que tem como destaque um homem montado em um jumento e os fieís carregando pequeno galhos de árvores. É uma festa móvel cristã celebrada no domingo anterior à Páscoa. A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento da vida de Jesus mencionado nos quatro evangelhos canônicos. A partir deste dia segundo o catoliscismo Jesus passaria uma semana de sofrimento até sua morte que acontece na sexta-feira da Paixão.
A celebração acontece no mundo inteiro pelos católicos, porém, na cidade de Tucano no território do sisal o evento religioso vai concorrer com o profano, o Sertão Folia, mas o assunto vem ganhando repercussão depois que o padre de Araci município vizinho a Tucano, durante homilia no último domingo, criticou e condenou a realização da festa profana.
Agora, quem se manifestou foi a Diocese de Serrinha com uma nota de repúdio pela realização do evento e assinada pelo bispo diocesano Dom Hélio Pereira. Veja abaixo a nota na íntegra