O vereador Samoel Ferreira dos Santos, mais conhecido com Samoel Moto Taxi, vereador do PSDB no exercício do terceiro mandato, vem buscando a união dos partidos e líderes políticos de Capim Grosso, município localizado no território do Jacuípe, em torno de seu nome como candidato único da oposição para concorrer o pleito de 6 de outubro.
Na eleição de 2020 três nomes disputaram a vaga de prefeito e Sivaldo do PSD obteve 7.660 votos, ficou em primeiro e garantiu a eleição, porém a soma dos votos dados aos outros dois concorrentes foi de 10.090 votos, o que anima o vereador e que a oposição toda unida para este ano.
Os nomes dos empresários Aderbal da Adisbal e Ribeiro do Capim Ferro, apelidados por referências aos seus estabelecimentos comerciais, formaram uma chapa que disputou e ficou na terceira posição em 2020, eles estão sendo citados como pré-candidatos, mas vêm demonstrando resistência.
O segundo colocado em 2020 foi Itamar Rios (PP) que já governou o município, só que ele mudou de domicílio eleitoral, ou seja, Quixabeira, vizinho a Capim Grosso para disputar a Prefeitura de lá.
O prefeito Sivaldo Rios já vinha com pinta de candidato a reeleição, não tinha um nome para vice, porém recentemente definiu o vereador Jeferson para formar a chapa.
Vale lembrar que Sivaldo fez o primeiro mandato praticamente todo sem vice, já que Frank Neto eleito na chapa dele morreu seis meses depois da posse em consequência da Covid-19.