A Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa aprovou, na reunião da última terça-feira (5), realizada na Sala Deputado Eliel Martins, a visita dos deputados ao novo Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, inaugurado na segunda-feira (3), pelo Governo do Estado, com um aporte de recursos de 224 milhões de reais. Com apoio dos parlamentares, a iniciativa em conhecer de perto as modernas instalações do hospital, considerado o maior do Brasil, partiu do presidente do colegiado, deputado Alex da Piatã (PSD). “Parabenizamos o governador Jerônimo Rodrigues e também o ministro da Casa Civil, Rui Costa, por mais este investimento na saúde dos baianos. Existe uma fila enorme atualmente de pessoas com problemas ortopédicos e a intenção é zerar esta fila”, afirmou.
De acordo com Alex da Piatã, a visita ao hospital, no bairro do Cabula, em Salvador, está marcada para esta terça-feira (12), sendo extensiva para todos os deputados da Casa Legislativa, “não só os da comissão de saúde, mas também os parlamentares de outros colegiados, inclusive da oposição ao governo, para que todos possam saber como será o funcionamento, encaminhar sugestões e também fiscalizar as atividades”.
O deputado Hassan (PP) destacou a atuação da secretária Estadual da Saúde, Roberta Santana, aplaudiu o chefe do Executivo e ressaltou a importância do Hospital Ortopédico da Bahia, “um equipamento de excelência na área da ortopedia, que vai impactar na fila de regulação médica”.
No final da 16ª reunião ordinária, os integrantes da Comissão de Saúde também votaram e aprovaram a realização de uma audiência pública com o tema “Dia Mundial do Sono”, uma proposta do deputado José de Arimateia (Republicanos), vice-presidente do colegiado. A sessão, marcada para o dia 26 de março, deve reunir especialistas, sendo um dos convidados o renomado pneumologista baiano e médico do sono, Francisco Hora de Oliveira Fontes.