A “novela política” de Retirolândia tem mais um novo capítulo. PCdoB e Solidariedade selam acordo e mantém pré-candidatura de Guene e Rau a prefeito. A decisão foi tomada após uma reunião entre o deputado federal Daniel Almeida que segue firme no apoio ao camarada Guene do Contador e Luciano Araújo deputado estadual e presidente do SD, a Rau. Eles iniciaram a caminhada juntos, desde quando tomaram conhecimento que o prefeito Vonte do Merim (PSD) escolheu a vereadora Nayara de Dió (PT) pré-candidata a sua sucessão.
Em um video que circulou na manhã desta sexta-feira, 15, deputados, vereador e vice-prefeito entenderam que devem manter ‘a pegada’ sem definição de quem vai encabeçar a chapa.
PCdoB e Solidariedade decidem manter pré-candidaturas a prefeito de Retirolândia, após atual prefeito escolher vereadora do PT como pré-candidata. Antes todos estavam juntos. veja a reportagem no site https://t.co/NXVW3chEEO pic.twitter.com/YBb6SkZlI2
— Calila Notícias (@calilanoticias) March 15, 2024
Vale lembrar que pelo menos seis nomes despontaram como pré-candidatos pelo grupo do prefeito que está finalizando o segundo mandato. Vereador Guene do Contador (PCdoB), vereadora Nayara de Dió (PT), Rau que é o atual vice-prefeito (SD); vereadores Aquiles Nereu e Anailton Martins (presidente da Câmara) e o pecuarista Cassiano Rios todos filiados ao PSD, e ao final o prefeito decidiu por Nayara e Anailton.
Não houve nenhuma repercussão após a decisão do prefeito por parte de Cassiano Rios, este não reagiria, ele mesmo decidiu recuar há cerca de um mês e disse ter pensado e repensado que não deveria concorrer, nem por parte do vereador Aquiles Nereu que também é do PSD de Vonte e de Anailton, escolhido para vice.
Por outro lado era nítido que Guene do Contador que está no quinto mandato consecutivo, sempre eleito entre os mais votados, tendo construído um grupo aceitar outro nome. O questionamento agora fica em torno da Federação Partidária (PT, PCdoB e PV) que dias antes tinha definido que teria candidatura única, ou seja, Nayara ou Guene. Numa situação dessa, a tendência é que um dos dois mude de partido para outro fora de Federação.
Rau tem história pela oposição, sempre aliado aos ‘Martins’ não de Vonte, mas do saudoso Adevaldo, Dr. André, foi secretário municipal, vereador, e na campanha eleitoral de 2020 foi convidado por Vonte para ser candidato a vice e ele prontamente atendeu, foi eleito e certamente esperava o reconhecimento por ele ter deixado um grupo, uma história.
A oposição de Retirolândia ficou enfraquecida depois das suas últimas eleições para prefeito em 2020 e gerais em 2022 e diante disto nenhum pré-candidato tinha despontado, e o que se especula agora é o apoio da oposição a uma possivel chapa formada por Guene e Rau ou Rau e Guene. O advogado e presidente do Avante em Retirolândia disse que só estava aguardando a definição do prefeito para tratar da indicação pela parte da oposiçao.
Uma prova que o grupo do prefeito está rompido foi a exoneração da secretária de Assistência Social Renilma de Oliveira Santos Rios, Nilma Rios como é popularmente conhecida, ela é sobrinha de Guene do Contador. A exoneração foi publicado no Diário Oficial do Município com a data de 14 de março de 2024.