Muitos moradores, comerciantes e produtores rurais das cidades de Canudos e Jeremoabo no Nordeste da Bahia relatam sérios prejuízos após o grande volume de água das chuvas dos últimos invadir residências, lojas e propriedades rurais, principalmente no perímetro irrigado de plantação de banana que está com 80% da área comprometida.
Lideranças políticas dos dois municípios receberam na visita do governador Jerônimo Rodrigues que in loco pode constatar o sofrimento das pessoas pelo ar, quando sobrevoou a área e por terra onde conheceu o açude que recebeu volume histórico de água e veio a sangrar, algo que não acontecia há duas décadas, juntando a problemática do transbordamento do rio Vaza-Barris fez com que os dois municípios decretassem estado de emergência.
Mesmo depois de receberem o governador, lideranças dos dois municípios viajaram para Salvador nesta segunda-feira, 08, onde juntamente com o deputado estadual Alex da Piatã (PSD) foram até a Superintendência do DNOCS (Departamento Nacional Obras Contra Seca) e que neste caso vai atuar para encontrar solução para amenizar o sofrimento em consequência da enchente.
No DNOCS o parlamentar esteve acompanhado por cerca de 15 lideranças dos dois municípios e foram recebidos pelo superintendente Rafael Guimarães de Carvalho que ouviu atentamente o relato do prefeito Jilson Cardoso de Macedo (PSD) e o ex-prefeito Gel, do Município de Canudos e de Jeremoabo do ex-prefeito Tista, ex-prefeita Anabel, vereador e presidente da Câmara Cacá e os colegas de parlamento: Eriks, Chaves e Dedé. A deputada Fátima Nunes também marcou presença no decorrer da reunião.
Antes de se reunirem no DNOCS a comitiva esteve reunida com o senador e presidente estadual do PSD Otto Alencar para pedir que ele interfira junto ao Governo Federal e ele prontamente manteve contato com Rafael Guimarães e pediu que o órgão faça um diagnóstico do que aconteceu, já sabendo que as perdas foram muito grandes, comentou sobre a ida do governador àquela região e vai tomar as providências para que se repare os danos.
Os lideres puderam mostrar em fotos e videos a real situação, a exemplo da comunidade rural do Canché em Jeremoabo, onde o vereador Sidney faz um comovente vídeo ao lado de Tista, quando visitaram a casa do professor Marinaldo que está submerso e perdeu praticamente tudo.
O vereador se comprometeu ao afirmar que irá fazer seu papel através de requerimento com pedido de providências junto aos órgãos competentes.
Tista se mostrou preocupado ao visitar o local atingido pela enchente onde segundo ele tinha visto em fotos.
Enchente em Jeremoabo, Povoado Canché pic.twitter.com/tIOgkbcMS9
— Calila Notícias (@calilanoticias) April 9, 2024