Um animal silvestre da espécie guaxinim foi encontrado na manhã desta sexta-feira, 05, em uma fazenda do município de Riachão do Jacuípe e capturado pelo proprietário e trabalhadores.
Um fato que chamou atenção de todos foi o animal com ferimento na face aparentemente disparado por arma de fogo, tendo inclusive atingido um olho que vazou.
Com o animal dominado, o fazendeiro manteve contato com a equipe de socorristas voluntários da Brigada Anjos Jacuipenses que esteve no local e constatou que o guaxinim tinha perdido um dos olhos e manteve contato com a equipe do IBAMA ( Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), de Cruz das Almas e horas depois chegou em Riachão para pegar o bicho e levar para fazer o devido tratamento.
Essa não é a primeira vez que o IBAMA atendeu o chamado da Brigada Anjos jacuipenses, neste mesmo período do ano passado, os brigadistas capturaram e entregaram a Instituto um felino que no primeiro momento foi identificado como susposto filho de onça sussuarana e teve também um jacaré.
Cobra jibóia tem sido bastante comum, também nesta sexta-feira, 05, uma medindo aproximadamente 2 metros foi capturada em uma árvore no fundo de uma casa.
Sobre o Guaxinim
O guaxinim (Procyon lotor), também chamado mapache e rato-lavadeiro em Portugal, é um mamífero da família dos procionídeos bastante parecido com o Procyon cancrivorus, porém com as patas esbranquiçadas. Tais animais são encontrados nas Américas do Norte, Central e do Sul e são conhecidos também pelo nome de racum.