O setor de educação do município de Valente no território do sisal ganhou importante reforço com a entrega do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), uma escola de ensino integral construída no Bairro da Minação. O ato de inauguração aconteceu entre o fim da manhã e início da tarde deste sábado, 25, e contou com a presença do prefeito Ubaldino Amaral, primeira dama Lúcia Amaral, vice-prefeito Zé de Zeli, deputado estadual Marcinho Oliveira, vereadores Tatau [presidente da Câmara], Vado da Saúde, Reizinho e Genilton de Terosa, além da secretária de Educação Joelma Oliveira, a diretora da escola Suzana Botta, o ex-vice prefeito Dr Edil e familiares de Emanoel Arcanjo de Oliveira, professor que faleceu aos 43 anos vítima da Covid-19 e que deu o nome a importante unidade de ensino infantil.
Lideranças políticas de cidades vizinhas também estiveram prestigiando o ato de inauguração a exemplo de Vonte do Merim, prefeito de Retirolândia e presidente do Consisal (Consórcio Público da região), Izaque Júnior ex-prefeito de São Domingos, entre outros.
O prefeito Ubaldino Amaral falou com orgulho que o projeto dessa escola surgiu dentro da secretaria municipal de educação, através da equipe de engenharia e coordenadores e que vem servindo de modelo pra outros municípios que pediram.,”Estou muito feliz em saber que ela nasceu dentro da secretaria com os esforços de nossa gente que pensa numa educação a altura, Valente hoje vive um bom momento na educação”, afirmou o prefeito.
O gestor citou um grande avanço da educação de Valente quando saltou de 3.250 alunos quando assumiu a prefeitura em 2021 e agora conta com 5.200, quase 2 mil a mais, o que significa maior distribuição de recursos. De acordo com Ubaldino ao observar os recursos destinados para a educação de Valente em 2021 chegou a chorar por entender que era insuficiente para atender o setor com qualidade, na ordem de R$ 2,6 milhões, “mas o trabalho dignifica o ser humano e recebemos cinquenta milhões de reais em 2023, que possibilitou tudo isso ai, comprar carro e ônibus novos, equipar as escolas e dá melhor condições de trabalho aos professores, já que Valente é um dos municípios da Bahia que melhor paga aos professores”, afirmou Amaral.
O chefe do executivo valentense destacou ainda as ações realizadas em outros setores da administração pública a exemplo de infraestrutura, no esporte, e reconhece dificuldade na saúde que tem custo muito elevado, mas ainda assim está se sentindo aliviado após o deputado Elmar Nascimento que seu grupo votou e que está muito feliz por tudo que ele tem feito com a entrega de maquinário, pavimentação de ruas, destinou aproximadamente R$ 5 milhões para o custeio da saúde do mês de abril até hoje “e se não fosse essa ajuda de Elmar e de Marcinho a nossa saúde poderia parar. Antes de chegar aqui na escola, nós fizemos uma carreata mostrando os 23 veículos adquiridos nesta gestão que renovou toda frota”, afirmou.
A secretária Joelma disse que aquela obra passa a ser o melhor centro de educação infantil do território do sisal, ela reforçou o que disse Ubaldino, que foi planejado cada tijolo, parede, desenho, através de servidores do município e foi construído com recursos próprios, todo equipado com mobiliário adequado, profissionais qualificados, aulas de natação, balé, yoga e musicalização.
O deputado Marcinho Oliveira parabenizou o prefeito pela dedicação e responsabilidade que tem enquanto gestor de Valente e tratou de um assunto que vinha ‘dando dor de cabeça’ tanto no prefeito Ubaldino e se estendia a ele, a paralisação da obra do asfaltamento da sede de Valente a Valilândia, por questão não justificada, mas que foi feita nova licitação e uma nova empresa deverá chegar nos próximos 60 dias para retomar os projetos para executar as obras. A informação foi passada pelos engenheiros, técnicos e diretoria de obras da CODEVASF – Companhia de Desenvolvimentos dos Vales do São Francisco e Parnaíba) numa visita que fizeram a Valente na última sexta-feira, 24.
Marcinho não é da base do governador Jerônimo, no entanto tem se destacado quando ao lado do deputado Elmar Nascimento que goza de muito prestígio na Codevasf tem conseguido atender os municípios que representam de modo especial com entrega de patrol, pá carregadeira, tratores de pneus, caçambas, pavimentação de ruas em paralelepípedos e asfalto, entre outros.”Tudo isso que estamos fazendo é para retribuir a confiança que a população teve comigo, eu sou grato as pessoas e através de nossas emendas parlamentares e articulações políticas a gente vem buscando benefícios, e hoje, além dessa escola estamos entregando uma motoniveladora (patrol) no valor superior a um milhão de reais, uma retroescavadeira, mas um trator de pneu e uma caçamba, tudo zero quilômetro”. garante Marcinho.
O vice-prefeito Zé de Zeli garante que está firme ao lado de Ubaldino para cumprir os compromissos da campanha e que obras importantes como esta virão pela frente para beneficiar ainda mais a população.
O vereador Vado da Saúde ficou com a missão de falar sobre o homenageado. Segundo ele o nome de Emanoel Arcanjo de Oliveira fez jus a pessoa que foi ele que era professor, morador do bairro onde a escola foi construída, e que saia de bicicleta para ensinar nas escolas e na condição de grande professor ensinava também em outras cidades a exemplo de Coité. Ele faleceu após contrair a Covid-19, deixando esposa e duas filhas. Vado lembra que o nome de Emanoel foi apoiado por unanimidade pela Câmara de Valente.
O professor Lucas Miranda lembrou do colega Emanoel com quem esteve momentos antes do seu internamento. Ele afirmou que Valente hoje tem a melhor escola do território que faz lembrar as construídas pelo estado que o governador Jerônimo vem inaugurando, “É a melhor escola de Valente, não tem escola particular no nível dessa, eu fico lisonjeado enquanto professor de saber que nosso município passa a oferecer uma escola de qualidade para os filhos de pessoas humildes, está de parabéns os nossos políticos pela preocupação em oferecer uma educação melhor aos nossos filhos”, afirmou Lucas.
Veja outras fotos