O Município de Nordestina no território do sisal da Bahia comemorou no último dia 9, 39 anos de emancipação política e administrativa e para manter a tradição a Prefeitura Municipal encomendou um bolo de 39 metros, sendo que cada metro representa um ano de aniversário de emancipação política e administrativa. A iguaria gigante foi um dos atrativos e principal referência de uma festa de aniversário, e a Prefeitura o invés de receber presente, presenteou a população com entrega de veículos, máquinas pesadas, inaugurações de obras, envolveu a população com a realização de maratona, houve celebração de missa de ação de graças e shows musicais.
Para a grande festa de aniversário a prefeita Eliete de Ito (PSD) convidou toda a população, secretários, vereadores, servidores, e os deputados estaduais Alex da Piatã (PSD) e Marcinho Oliveira e foram recepcionados inicialmente na residência dela e saíram em caminhada até a Praça de Eventos onde aconteceu o canto de parabéns, a prefeita assoprou a vela, cortou o bolo e como é praxe em todo aniversário escolheu a pessoa para receber o primeiro pedaço, entregou ao esposo e ex-prefeito Wilson Matos (Ito).
Na oportunidade foi franqueda a palavra ao ex-prefeito Ito e os deputados Marcinho Oliveira e Alex da Piatã.
Marcinho Oliveira ressaltou o trabalho de Eliete em todos os setores da gestão pública e disse que ela pode contar sempre com o seu mandato, retribuindo a confiança de todos os nordestinenses depositaram nele com 2.598 votos, ” e por isso me dedico cada vez mais a essa terra na Assembleia Legislativa. No ano passado tive a oportunidade de entregar uma pá carregadeira para este município e muitos outros trabalhos que ja fizemos como pavimentações, custeio pra saúde, asfalto do centro da cidade. Desde pequeno minhã mãe dizia que não gosta de ir pra festa de aniversário sem presente, então prefeita Elite, já está no pátio da Codevsf e pode ir fazer a retirada de uma caçamba zero quilômetro e a luta agora é conseguir um rolo compactador para ajudar ainda mais a cidade de Nordestina”.
Marcinho lembrou da afinidade que tem com Nordestina que disse ter morado e que a prefeita Eliete pode continuar contando com apoio que ele está junto a este grupo liderado por Ito.
O deputado Alex da Piatã que completou em março 50 anos, abriu seu discurso dizendo que acompanhou de perto o ‘nascimento de Nordestina’. Ele afirmou que tem um pé muito forte na cidade, terra natal de sua mãe (Ana), seu pai, mesmo não sendo filho se considera, tanto que até hoje com quase 80 anos praticamente diariamente frequenta Nordestina [onde tem fazenda].
“Então nesses 39 anos, essa cidade crescer e se desenvolver dessa forma me traz uma alegria muito grande, e quero dizer que outros gestores passaram por essa terra, cada um com suas virtudes e seus defeitos, não vou aqui citar nomes, mas Ito, mesmo sabendo da sua humildade, da sua modéstia, não tem como pensar Nordestina nos seus 39 anos, separando Nordestina antes de Ito e depois de Ito. E hoje ele traz uma alegria dobrada após pessoas comentarem com ele que parece que Dona Eliete faz um mandato de quatro anos melhor que os dezesseis dele e ele respondeu que é uma alegria e não tem nada mais satisfatório’.
O parlamentar dando prosseguimento ao se referir a prefeita disse que ele vem dando continuidade ao grande trabalho de Ito como uma verdadeira mãe olhando seus filhos, ressaltou que para este sucesso precisa contar com os vereadores para que tudo isso possa acontecer, assim como os servidores de todas as áreas (…) Eu quero que vocês se sintam Dona Eliete, porque sem vocês não seria possivel a gente está comemorando os 39 anos com tanto sucesso”, afirmou Alex da Piatã.
Alex anunciou que em breves dias o governador Jerônimo Rodrigues estará em Nordestina para inaugurar o Colégio de Tempo Integral e anunciar outros presentes para Nordestina.
O deputado encerrou o discurso chamando a atenção da população que este é um ano eleitoral, quanto a um erro na hora do voto e suas consequencias que se vive. “Aventura, Nordestina já teve e não deu certo, e o povo daqui sabe, que sob nenhuma hipótese vai se aventurar, porque reconhece que o time certo que desenvolveu e vai continuar desenvolvendo Nordestina é esse aqui”, concluiu.
Ito agradeceu a presença e a luta dos deputados Alex e Marcinho e lamentou outros deputados (não citou nomes) que vão buscar o voto do povo de Nordestina, leva 900, mil votos na eleição, “mas não tem um paralelo (pedra de calçamento) no meio da rua, nunca destinou uma emenda pra o município e saem dizendo que Nordestina está no caminho errado”, disse Ito.