Aconteceu na noite da última sexta-feira, 03, o primeiro encontro de Val e Betão que formarão uma das chapas de oposição a prefeita e vice de Conceição do Coité, e Salgadália foi o local escolhido para a largada que visa ouvir a população através do Programa de pré-campanha Fala aí, Val (PSD) e Betão (PSB).
O encontro aconteceu na Associação do Desenvolvimento Comunitário de Salgadaália – ADECOSAL onde foi montado um cenário que fez lembrar programa de televisão, onde os pré-candidatos ficaram no centro do auditório, os pré-candidatos a vereador (a), do PSD, PSB e MDB, deputado Alex da Piatã, Murilo Duarte presidente do MDB e Dr.Fagner presidente do PSD nas primeiras cadeiras laterais, enquanto a maior parte do público ficou frente a frente com Val e Betão que responderam perguntas e acataram sugestões caso seja concretizado o plano de governar o município.
Salgadália tem uma população estimada em 10 mil habitantes e cerca de 6 mil eleitores, maior que muitas cidades da região e sempre foi o principal foco dos candidatos, porém, segundo alguns moradores, os gestores fazem muito menos do que prometem em campanha e diante disto Val que embora tenha participado de encontros em campanhas anteriores e com ajuda dos salgadenses conseguiu ser eleita vice-prefeita na chapa de Assis em 2016, disse que a frustração do eleitor é dela também quando esperava poder contribuir com a função de uma vice atuante, mas isto não aconteceu e procurou focar seus trabalhos frente a Secretaria de Assistência Social onde garante que cumpriu sua missão de servir a quem mais precisa.
A proposta para Salgadália agora com Val e Betão é criar uma subprefeitura onde uma vez por semana a prefeita possa esta presente atendendo as demandas do referido distrito, porém o vereador, presidente do PSD e pré-candidato a vereador para mais um mandato Dr. Fagner pediu que em caso Val alcance seu objetivo que ele acredita muito nisso, a primeira ‘canetada’ em favor de Salgadália deve ser para criação da sede do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que segundo ele, as pessoas que mais precisam têm que se deslocarem até a sede do município (18 km) para serem atendidos, “muitos deles não tem nem o dinheiro da passagem. Então Val crie uma subprefeitura, mas antes de tudo abra o CRAS que vejo como maior urgência”, afirmou.
Sobre as perguntas direcionadas a Val e Betão muitas delas tiveram relação direta com a festa natalina, Coité Folia, Expo Coité e a resposta é que a cultura precisa ser mantida, as tradições devem continuar, mas Betão ressaltou que a população precisa estar assistida, não basta fazer a festa, é preciso que a população encontre o remédio nas farmácias, o alimento na mesa, o médico nos postos de saúde, ” vamos fazer festa mas com responsabilidade com o dinheiro público, agindo assim é possivel manter as tradições culturais e o povo muito bem assistido.
O deputado Alex da Piatã tratou de projetos maiores e que visam colocar Salgadália com destaque a partir das ações do Estado como o asfaltamento de Salgadália até a BA 408, que já teve o início de Araci a Poço Grande e vai até Santaluz. O parlamentar garantiu que o então governador Rui Costa prometeu e Jerônimo Rodrigues renovou a promessa, mas deixou claro que é um projeto muito caro e que vai acontecer aos poucos.
Outra obra em nivel de estado citada no encontro é a construção de uma escola modelo de tempo integral, tipo a que foi inaugurada em Retirolândia recentemente.
O parlamentar ressaltou que tudo que foi discutido e sugerido servirá para montar o plano de governo que os candidatos devem apresentar no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) após os registros de candidatura, algo que o atual gestor fez isso e a maioria das coisas não cumpriu, inclusive ações que beneficiariam Salgadália.
Encontros e reuniões das outras pré-candidaturas e toda campanha rumo as eleições de 6 de outubro serão destacadas aqui no Calila Notícias de forma isonômica.