O Clube Itatiaia ficou completamente lotado de retirolandenses na manhã deste domingo, 19, para o ato político de lançamento da vereadora Nayara de Dió (PT) pré-candidata a prefeita e Anailton do Merim (PSD) atual presidente da Câmara, pré-candidato a vice, futura chapa apoiada pelo atual prefeito Alivonaldo Martins, popularmente conhecido como Vonte do Merim (PSD).
O ato político que começou pela manhã e entrou pela tarde foi marcado pela presença dos futuros candidatos ao cargo do Executivo e Legislativo, prefeito Vonte que está no último ano do segundo mandato consecutivo, do deputado federal Otto Filho (PSD) estadual Alex da Piatã (PSD), suplente de deputada federal pelo PT e atual secretária estadual de Políticas para às Mulheres Elisangela Araújo, Glauco Chalegre um dos vices-presidente do Partido dos Trabalhadores, Bento, assessor do deputado federal e pré-candidato a prefeito de Feira de Santana, Zé Neto, Heber Santana superintendente de Defesa Civil da Bahia, Célia Firmo diretora do Movimento de Organizações Comunitárias (MOC). Val esposa do deputado Alex da Piatã, ela que é pré-candidata a prefeita de Coité, também prestigiou o evento.
Após a formação da mesa e da apresentação de cada pré-candidato(a) o canto do hino nacional e municipal de Retirolândia, o público presente acompanhou no telão uma breve apresentação de Nayara que contou um pouco de sua trajetória de vida pessoal, profissional e pública. Em seguida a abertura foi marcado por um louvor que emocionou a todo público presente. Veja algumas fotos da abertura no fim desta matéria.
O momento que o locutor convocou Nayara foi seguido pela grande surpresa de receber sua mãe Noélia, a avó Carmelice e sua filha que lhe entregou um bouquet de flores. Ela visivelmente emocionada iniciou o discurso dizendo que não dormiu até o momento do evento, não pela ansiedade e preocupação, e sim o quanto vai ser desafiador suceder o prefeito Vonte, para ela um dos melhores ser humano antes de ser político e depois, reconhece como os dos melhores gestores do município de Retirolândia.
Nayara disse que é preciso montar um exército de guerra para combater as fake news, “para dizer que não mentimos, não traímos, o exército para dizer que são esses partidos aqui [PT, PSD, PCdoB e Podemos] que caminharam com Vonte, porque por mais que nós tenhamos outro partido da base, é camuflado por deputados que não apoiaram o projeto”, disse a pré-candidata.
“Eu quero dizer pra vocês que a gente não precisa falar mal das pessoas, a gente precisa falar só dos projetos que vai construir, e dizer que suceder Vonte é desafiador, porque as comparações certamente virão, mas te dizer Vonte que no tempo certo, a gente pode fazer melhor por aquilo que você não pôde fazer nos oito anos”, afirmou Nayara..
O prefeito Vonte que foi eleito em 2016 e reeleito em 2020 começou agradecendo a presença das pessoas que chegaram no Clube Itatiaia às 09h e permaneceram até pouco depois das 13h, segundo ele é sinal de respeito e comprometimento e também gratidão pelo que o grupo político que ali está vem fazendo por Retirolândia.
Vonte falou em público o que já havia dito em video publicado em redes sociais o por quê da escolha de Nayara para concorrer a sua sucessão. Lembrou que o grupo político [liderado por ele] é muito grande, mas diante da escolha por Nayara e Anailton não conseguiu manter os 100%, por algumas pessoas optarem por deixar de seguir, mas ressaltou a grandeza quando disse que de 9 vereadores, 7 continuam acreditando no projeto e que Nayara de Dió é o melhor pra cidade e a certeza da continuidade.
O gestor disse que a escolha de Nayara foi por ser uma mulher guerreira que sabe olhar de forma igualitária, pela sua história de MOC, secretária de Ação Social, vereadora, presidente da Câmara, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo, secretária executiva do Consisal (Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal) o qual preside, e que segundo ele pegou a entidade com uma série de dificuldade “e com a execução de Nayara levantamos a autoestima e o respeito do Consisal no território. Por tudo isso escolhi você como minha pré-candidata e acredito que o povo de Retirolândia, a partir de agosto, também vai entrar nesse briga da gente elegendo você pra ser a próxima prefeita de Retirolândia”.
Otto Filho lembrou da forte e histórica parceria do PT e PSD que sempre marcharam juntos e saíram vitoriosos, no pleito mais recente elegeram Lula e Jerônimo que trouxeram de volta os programas sociais e muito confiante disse que é uma honra e muito prazer saber que Retirolândia terá uma prefeita e que ela pode contar que ele estará firme apoiando colocando emendas para contribuir com sua gestão.
Alex da Piatã lembrou que em 2014 quando concorreu pela primeira vez para deputado recebeu apoio de outro grupo que não era o de Vonte e teve dificuldade de trabalhar em Retirolândia por conta da posição política perante ao Governo do Estado. Em 2016 foi para o grupo que apoiava o então candidato desconhecido Vonte e saiu pedindo voto pra ele para que ele pudesse fazer mais por Retirolândia, o ajudou a eleger e repetiu o feito em 2020, Vonte sempre recebendo apoio do PT, e desta vez o grupo político não viu problema em retribuir ao apoiar o nome de Nayara pra que a cidade tenha a continuidade do trabalho, “nunca tivemos na história de Retirolândia uma mulher na Prefeitura, porque não pode ter, qual é a dificuldade de nós homens elegermos uma mulher? Acho que chegou a hora e vonte viu outra questão extremamente importante, a capacidade, Nayara demonstrou que está preparada, tem sensibilidade de ajudar as pessoas, em poder olhar pra àqueles que mais precisam, então Nayara, eu não tenho dúvida que você é a escolha certa pra continuar esse trabalho” afirmou o deputado.
Elisangela Araújo defende uma maior participação feminina ocupando cargo político, disse que mulheres são 53% do eleitorado, mas é muito pouco a representação nos cargos e por isso estava ali para ajudar ampliar o espaço com a eleição de Nayara e para que sirva de exemplo para outras mulheres entrarem na política, dizendo: se Nayara foi eu também posso ser”, disse a secretária de Políticas para Mulheres do Estado da Bahia.
Anailton de Merim aproveitou a presença de Heber Santana para lembrar da trajetória e o começo do projeto que revelou Vonte do Merim pelo então PSC e que depois de 8 anos se percebe os bons frutos. Agora no PSD disse que o atual secretário da Defesa Civil da Bahia tem uma parcela importante e continua contando com seu apoio no futuro governo de Nayara e ele.
Veja outras fotos: