Conceição do Coité completou no último dia 7, 91 anos de emancipação política e administrativa, ainda ‘muito jovem’ com seus 36 a 37 anos na gestão do então prefeito Manoel Antônio Pinheiro, popularmente conhecido por Doutor Pinheiro foram plantados vários pinheiros na Praça 8 de Dezembro, conhecida como Praça da Matriz e da Bandeira.
Nestes 55 anos de existência a referida praça passou pelo menos por 4 reformas, de Hamilton Rios de Araújo a Francisco de Assis e jamais algum gestor cogitou promover o corte dos pinheiros, pelo contrário, algumas foram replantadas quando secaram, conforme foto abaixo.
No início desta semana a Prefeitura iniciou o trabalho de reforma, e paralelo a isto, circulou vídeo dando demonstração de como irá ficar a nova praça, não há menor dúvida que em termo de beleza será muito superior, mas passará por transformação que não fosse o coreto que será mantido, quem deixou a cidade há décadas iria ficar confuso em qual cidade estaria.
Os pinheiros tinham a cara do natal principalmente nas gestões de Hamilton Rios e Vertinho que ornamentavam com luzes coloridas e chamava atenção dos moradores locais e visitantes, mas às árvores ‘foram vítimas” da motoserra nesta quinta-feira, 25.
Um cidadão que preferiu não se identificar, com argumento que ninguém pode se manifestar que logo é visto como fazendo politicagem, gravou o momento que um dos pinheiros estava sendo cortado, ele disse que vinha um filme em sua mente de quando ainda menino viu a árvore em crescimento e não conseguiu registrar até o momento da queda.
Ver essa foto no Instagram
O cidadão ao comentar a decisão do prefeito Marcelo Araújo (União Brasil) disse que ele poderia repensar e procurar plantar novos pinheiros.”Raciocine comigo. Os pinheiros cortados hoje estão aqui há mais ou menos cinquenta e cinco anos, se ele mandasse fazer um projeto que fosse replantado pinheiros novos e ainda pequenos para chegar ao tamanho dos que foram cortados precisaria de pelo menos mais 40 anos, ele se livraria das criticas que vem sofrendo”, disse o cidadão.
Derrubar árvores é sempre motivo de desgaste para o gestor
Derrubada de árvores em nenhum lugar do mundo é visto com bons olhos, as criticas recebidas hoje pelo atual prefeito Marcelo, ontem foram feitas ao então prefeito Assis em 2018, também com ação da Prefeitura na Praça da Matriz. Relembre abaixo
Coité – Derrubada de árvores na Praça da Matriz gera polêmica