A campanha eleitoral em Conceição do Coité começou na manhã de sexta-feira, 16, e neste momento, mais parece que está na reta de chegada no que diz respeito ao barulho nas ruas da cidade causado por som musical dos candidatos em porta malas de carros particulares, muitos deles alugados, porém a lei eleitoral proíbe tanto carro de som dos candidatos de forma isolada, quanto os particulares. Barulho emitido pelos escapamento de motocicletas e fogos de artifício completam o ‘kit poluição sonora’.
Mas tudo isto pode acabar após uma reunião marcada pela Justiça Eleitoral da 132ª Zona Eleitoral de Coité com abrangência ao Município de Ichu, na manhã desta segunda-feira, 19, com os representantes das candidaturas e advogados para informar sobre os limites legais sobre a campanha eleitoral.
A reunião terá a presença do juiz eleitoral, a promotora eleitoral, comandante da Polícia Militar e delegada de Polícia.
O objetivo da reunião será avaliar o primeiro final de semana de campanha eleitoral, ajustar a campanha aos limites da lei e observar aos partidos sobre a responsabilidade das candidaturas com a propaganda irregular.
Para fiscalizar os abusos pelos eleitores, justiça eleitoral disponibilizou um aplicativo chamado “Pardal”, que pode ser baixado no celular.