Um grande público ocupou todas as cadeiras e arquibancadas do Ginásio Poliesportivo de Conceição do Coité na noite de sexta-feira, 02, para acompanhar a convenção dos partidos PSD, PSB e MDB que indicarão candidatos a prefeito, vice e vereadores (as) para às eleições de 6 de outubro.
A ex vice-prefeita Genivalda Pinto da Silva popularmente conhecida por Val esposa do deputado estadual Alex da Piatã, teve seu nome confirmado como pré-candidata a prefeita pelo PSD e o vereador Adalberto Neres Pinto Gordiano, popularmente conhecido por Betão que cumpre o sexto mandato consecutivo, indicado para concorrer ao cargo de vice pelo PSB.
Foram apresentados também os 40 pré-candidatos a vereador (a) distribuídos da seguinte forma: 12 concorrerão pelo PSD, 14 pelo MDB e 14 pelo PSB. para o palanque foram chamados alguns prefeitos e ex-prefeitos que apoiam o deputado Alex da Piatã em seus municípios, eles que foram dar apoio moral a pré-candidatura de Val e disseram ter saido entusiasmados pela grande presença de público formado por pessoas vibrantes do início ao fim do evento.
A mãe do deputado e o irmão Rubens também estiveram presentes, bem como as mães de Val e de Betão.
O deputado Alex da Piatã disse que está muito confiante na vitória de Val e que cada um que ali estava precisava confiar, pois segundo ele confiança se constrói juntos.” Eu tenho certeza que esse povo que aqui está, já sabe o número que vai digitar na urna em 6 de outubro” disse o deputado e falou também da importância de eleger a maioria dos vereadores da coligação que dará sustentação a Val na Câmara.
O deputado rebateu mais uma vez as criticas recebidas dos adversários quando dizem que ele nada faz por Coité. Ele diz que as ações do governo de Jerônimo assim como foi de Rui Costa acontecem de forma coletiva, todos os investimentos na reforma de escolas, ampliação de rede de abastecimento de água, dentre tantos outros beneficios tem a sua participação, citou inclusive o ginásio onde acontecia a convenção que foi um dos primeiros na Bahia a ser inaugurado e ele solicitou do então governador Rui Costa.
Betão disse que vem de longa caminhada ao lado de Val entrando de casa em casa porque não faz política de dois em dois ou de quatro em quatro anos, “nós fazemos política 24 horas por dia. E quero dizer a voces que estamos prontos, preparados e querendo administrar Conceição do Coité, porque nós teremos na prefeitura uma pessoa com a capacidade de ouvir e a humildade de sentir a dor das pessoas”, disse Betão ao se referir a Val e prometeu estar ao seu lado trabalhando incansavelmente como sempre foi a sua marca nos 24 anos na função de vereador.
Val iniciou o discurso relatando a vida dificil que teve na sua infância até a adolescência, conta com orgulho o periodo que trabalhou de feirante (camelô) sentiu na pele e sabe contar o que é sofrimento. Em seguida fez duras criticas ao atual prefeito Marcelo Araújo quando disse que para ele é muito fácil fazer um discurso, abrir uma festa, é muito fazer fazer algo que brilha, “eu quero que o gestor que não tem prefeitura, que não tem gabinete e que governa pelo WhatsApp possa ficar neste município e andar nas ruas e povoados de Coité, eu queria perguntar pra ele, você já visitou prefeito? Você conhece a realidade de cada um? Questiona.
Val desafiou o prefeito sair sozinho em um carro, sem motorista, sem usar GPS para ele chegar nas comunidades rurais e saber os nomes, como ela e Betão faz, saber que chegando em Salgadália, Almas, São João e conhecer todos os líderes pelos nomes. É assim que o gestor deve ser, quando a gente conhece o nosso povo, a gente cuida”.
A pré-candidata falou também que vencer as eleições para ela e Betão não será troféu e sim uma questão de honra. Dizer para o povo de Coité que o dinheiro público está sendo usado com dignidade, que vai fazer festa, mas vai ter também remédio, vamos fazer micareta, mas vai realizar exames laboratoriais, vamos fazer festa sem deixar faltar a cesta básica, porque se eu faço a festa e esqueço as necessidades do povo, ele sente. Talvez o prefeito não veja isso por não conseguir sentir o povo”, afirmou Val que na eleição de 2020 era tida como favorita para vencer o pleito, mas foi preterida na escolha de Assis e acabou ficando de fora da disputa e espera que os eleitores que desejavam votar nela que renove este desejo agora.
Paralelo a convenção de Val e Betão no Ginásio de Esportes acontecia a de Assis e Perpétua no Clube da AABB. O prefeito Marcelo Araújo do União Brasil será o último a realizar convenção marcada para este domingo, 04, a partir das 16h no Clube de Campo Fabilu.