Há um ditado que diz, “futebol é uma caixinha de surpresa” e esse ditado pode “encaixar” muito bem, também na política. Quem imaginava que quatro anos depois, Silvania Matos e Itácia Andrade que estiveram lado a lado em toda pré-campanha e campanha de 2020 para prefeita e vice respectivamente, tendo alcançando o principal objetivo, diplomadas dias depois e empossadas em 1º de janeiro de 2021, para esta eleição as duas em palanques opostos?
Isso mesmo, no decorrer do mandato aconteceu o rompimento político, tendo começado quando a prefeita exonerou o prefeito Jorge Andrade, pai de Itácia da secretária de Articulação Política criado para ele. O ‘Queridinho’ como é conhecido realmente tem experiência de sobra para ocupar o cargo, afinal, são três mandatos de prefeito e outros de vereador.
Itácia muito provavelmente fez valer outro dito popular: “Mexeu com meu pai, mexeu comigo” e logo se afastou da gestão e naturalmente passou a ser uma pré-candidata de oposição. Itácia se empolgou quando o ex-prefeito Vando, derrotado pela chapa Silvania e ela, se aproximou com objetivo de unir forças com Jorge Andrade [rivais nas últimas duas décadas] para formar a chapa de oposição nas eleições de 6 de outubro, e ali começou a ser ‘desenhada’ a chapa. Vando indicaria Everaldo Joel ex-prefeito de dois mandatos e Jorge Andrade, Itácia que antes de ser vice, foi secretária de saúde do município.
No primeiro momento o que muitos imaginavam era Everaldo encabeçando a chapa e Itácia na vice, mas ocorreu o inverso e a confirmação aconteceu no último fim de semana durante a convenção partidária. Itácia que na eleição passada pertencia o PSD foi obrigada a deixar o partido que ficou sob o dominio de Silvania, ele vai concorrer pelo MDB.
A Coligação Força, União e Trabalho reúne 7 partidos – MDB, PDT, Avante, Podemos, União Brasil, PL e Progressistas.
A prefeita Silvania somente anunciou o seu novo candidato a vice no momento da convenção no último sábado, 03. O vereador Kelsen Carvalho segundo vereador mais votado nas eleições de 2020, inclusive fazia oposição a Silvania, aceitou a proposta para concorrer a vice.
Rompimento de prefeito (a) com vice aconteceu na maioria dos municípios do território do sisal
O Calila Noticias está concluindo um levantamento sobre rompimento de prefeito (a) com vice nos 20 municípios do território do sisal e já pode antecipar que apenas duas ou três cidades a chapa eleita em 2020 será mantida.
Em Candeal a situação é idêntica a Monte Santo, o vice-prefeito vai encarar o companheiro de chapa em 2020.