Há alguns anos a população coiteense não vê um prefeito desembarcar do veículo em frente a Prefeitura Municipal e se dirigir até o gabinete para cumprir sua missão de chefe do Executivo. Isto começou por Francisco de Assis (PT) que eleito em 2012, e tomando posse em janeiro de 2013 até frequentou o Paço Municipal no seu primeiro mandato, ele se reelegeu em 2016 e tomou posse em janeiro de 2017, mas durante a segunda gestão ainda frequentou o gabinete oficial, mas optou por alugar um imóvel nas proximidades da sede da Prefeitura para implantar seu gabinete. A sede do executivo foi transformado em algumas secretarias.
O prefeito Marcelo Araújo (União Brasil) eleito em 2020, tendo sido empossado em janeiro de 2021, não cumpriu o rito de receber a chave e acessar o gabinete, já que estava sendo numa casa alugada por Assis, então, passou a atender no seu escritório particular ou utilizando salas de outras secretarias e para a surpresa de muita gente, Marcelo iniciou a reforma do imóvel da Prefeitura, porém, a ideia era passar atender as necessidades da educação básica com a implantação do Centro Pedagógico, já que a Secretaria de Educação fica ao lado. Estava pondo o fim a história de uma sede de Prefeitura construída pelo seu pai Hamilton Rios de Araújo, usada pelo seu primo Vertinho (3 mandatos) Diovando Carneiro, Renato Souza seu atual vice, e parte do Governo Assis.
A extinção da sede da Prefeitura passou a ser motivo de criticas da oposição, principalmente da candidata do PSD Genivalda Pinto, popularmente conhecido por Val, e o prefeito Marcelo Araújo divulgou um áudio informado que a sua gestão acontecia normalmente, mesmo sem gabinete, usando seu escritório e pelo WhatsApp por onde atendia cerca de 200 pessoas/dia.
O prefeito Marcelo Araújo está há 3 anos, oito meses e 15 dias no comando do município e deve ser um dos poucos dos mais de 5700 prefeitos do Brasil a concluir um mandato sem ter pisado no gabinete oficial.
O Calila Notícias aguardou com expectativa a divulgação do plano de Governo para o quadriênio 2025-2028 se a construção de uma nova Prefeitura estava nos planos, mas não! Pelo visto ele pretende seguir um segundo mandato, caso eleito, governando usando seus escritórios e pelo ‘Zap’.
O mais curioso é que Assis e Val também não registraram em seus planos de governos a construção de uma nova sede do Executivo, a ideia é seguir o modelo Marcelo de governar ou foi esquecimento? A candidata Val por onde passou durante os encontros criticou o atual prefeito por não ter um gabinete para receber as pessoas.
Veja os planos de Governo de cada candidato(a)
ASSIS (PT)PlanodeGovernoParticipativo
MARCELO ARAÚJO (UB)Plano de Governo Marcelo Araujo 2025-2028
VAL (PSD)PLANODEGOVERNOPSD