Os partidos PSB, Solidariedade, Avante e Progressistas se reuniram na tarde e noite deste sábado, 03, no Ginásio de Esportes do Colégio de Tempo Integral Olavo Alves Pinto para convenção partidária pra homologar a pré-candidatura de prefeito, vice e vereador (a) que concorrerão as eleições no município de Retirolândia.
A chapa que será oficializada nos próximos dias, terá o vereador José Egnildo dos Santos, mais conhecido como Guene do Contador (PSB) concorrendo ao cargo de prefeito e o atual vice-prefeito Railton Costa, disputando a reeleição, só que agora no palanque da oposição.
O espaço ficou pequeno para o grande número de pessoas que ocuparam as centenas de cadeiras colocadas no centro da quadra e as arquibancadas laterais.Outras dezenas de pessoas optaram ficar na área externa da escola acompanhando as músicas que vão embalar a campanha de Guene e Rau.
O deputado Luciano Araújo presidente estadual do Solidariedade e quem incentivou Rau unir forças com Guene e o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) marcaram presença e se colocaram a disposição da chapa.
Luciano disse que ficou surpreso com a empolgação do povo, pessoas simples e humildes querendo e pedindo Guene e Rau de uma chapa que surgiu do povo, os dois ficaram em condições iguais, foi feita uma pesquisa e quem figurasse melhor, sairia na cabeça da chapa, dentro desse propósito foi montada e ambos estão firmes na caminhada.”Não foi uma chapa imposta por ninguém, nenhuma liderança manifestou sua vontade e sim o povo, por isso deu certo e só temos visto crescimento a cada dia e a vitória vai ser surpreendente”, afirmou Araújo.
Daniel Almeida em seu discurso não escondeu a afinidade que tem por Guene, segundo ele tinha dezenas de cidades onde é apoiado, mas seu coração pediu para priorizar Retirolândia onde desde 2004, portanto há duas décadas tem atuado politicamente no município quando recebeu apoio de lideranças do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e disse ser filho da Agricultura Familiar.
Almeida comentou sobre a participação importante de Guene e Rau para contribuir para uma mudança nas eleições de 2016 e se repetiu em 2020, projeto que foi vitorioso porque tinha o coletivo, e esse time que está aqui estava naquele coletivo que botou a mão na massa, emprestou sua energia, seu talento, sua contribuição como fez Guene e Rau.” E é por isso que estamos aqui com a certeza que o povo compreendeu que valeu a pena fazer essa caminhada, chega agora em 2024, alguém que achou que podia ser dono, o povo olhou, percebeu que todos são importantes, mas acima desses indivíduos vale o coletivo, e por isso que vocês agiram de forma correta e essa é a chapa do povo de Retirolândia”, afirmou Daniel.
Durante a convenção foi franqueada a palavra para cada postulante ao cargo no Legislativo e antes dos discursos e Guene e Rau um grupo de mulheres que tinha percorrido o município elaborou o Programa de Governo Participativo (PGP) após ouvir a população e foi entregue aos pré-candidatos.
Rau que está na vida pública a quase 16 anos, sendo 12 como vereador do município e os últimos 3 anos e sete meses na função de vice-prefeito falou bastante emocionado ao relatar que entrou na vida pública com único objetivo de ajudar àqueles que mais precisam.
Railton disse que este projeto vai ouvir a partir de primeiro de janeiro de 2025 a população nos quatro cantos do município, “saberemos dialogar com os empresários para geração de emprego e renda, o povo precisa das obras essenciais para mudar a qualidade de vida, e não se preocupem que não será feito um trabalho só de calcamento e de praças, vamos atuar firmemente na assistência social, na saúde, na educação. Vamos mudar a realidade atual quando algumas pessoas esperam 6 a 8 meses para marcar um exame de alta complexidade e vamos fazer isso com recursos próprios e fazendo parceria com clinicas particulares”, afirmou Rau.
Guene enalteceu o trabalho do grupo de mulheres que criou o plano de governo através da consulta “Diga ai Retiro” e através de tudo que foi coletado será montado o plano de governo e posteriormente colocado em prática. Lembrou que iniciou a vida pública pela associação comunitária e Rau era seu colega do associativismo e conseguiu muitos projetos para as comunidades que representava. “Quero conseguir muito mais para Retirolândia e tenho certeza que Deus me deu essa missão e a você Rau e nós juntos seremos mais fortes”, afirmou Guene.
Guene e Rau irão enfrentar a vereadora Nayara de Dió (PT) juntamente com o presidente da Câmara Anailton na vice. A convenção acontece na manhã deste domingo, 04, no Clube Itatiaia.