O empresário Joselito Araújo Carneiro Júnior popularmente conhecido por Júnior do Max administrou o município de Santaluz no período de 8 anos, ou seja, de janeiro de 2005 a dezembro de 2012, fez sucessor em 2012, que administrou até 2016 (Zenonzinho) e por último indicou sua esposa Quitéria que geriu o município até dezembro de 2020 o que o consagrou como o maior lider político do município.
Quitéria fez uma gestão considerada uma das melhores do território, mas a maioria dos eleitores optou pela mudança no comando e elegeu Arismário Barbosa popularmente conhecido como Doutor Arismário que busca a reeleição.
Na tarde desta quarta-feira, 18, o governador Jerônimo Rodrigues esteve na cidade de Santaluz, vindo de Queimadas onde inaugurou obras na vizinha cidade de Queimadas mais cedo. Na terra de Santa Luzia a concentração aconteceu no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Campo Paulo Freire. O município ganhou uma escola no distrito Pereira, autorização para a ampliação das unidades de ensino, pavimentação no entorno e um ônibus escolar. O investimento, apenas em educação, foi de R$ 14 milhões.
Logo na primeira ação o governador convidou Júnior e Quitéria para fazer a entrega de um ônibus escolar fruto de uma emenda parlamentar do deputado Alex da Piatã.
Vale lembrar que por lei os postulantes a cargos públicos nas eleições de 6 de outubro não podem participar de atos oficial do Governo, como nem júnior nem Quitéria estão concorrendo tiveram ‘trânsito livre’ ao lado do governador. O casal apoia o vereador Leo Reis (PSD) para prefeito.
Júnior foi convidado a fazer uso da palavra e ‘incorporou’ o Júnior prefeito quando agradeceu ao governador Jerônimo por tudo que tem feito por Santaluz e aproveitou para pedir outros benefícios.
O ex-prefeito enalteceu o nome do deputado estadual Alex da Piatã quando apresentou emenda para entrega de um ônibus escolar, “Deus faz tudo certo amigo Alex, a frota escolar do município que é àquela terceirizada, anda caindo aos pedaços, e não tem nenhum problema pra nós, trazer um ônibus novo para entregar a Prefeitura.
Junior disse que tinha motivos demais para agradecer ao governador pela série de ações que vão beneficiar Santaluz e fez dois pedidos que segundo ele já foram discutidos no último encontro dele com o governador, a questão da água da Serra Branca e que no fim do governo de Quitéria ele fez um convênio com o estado para que a água chegasse de Várzea da Pedra a Serra Branca, “nós começamos esta obra e foram deixados lá mais de três mil metros de canos, passaram se estes quatro anos e não foram capazes de fazer com que essa obra acontecesse, e o pior ainda, os canos desapareceram.E o nosso pedido governador, é pra que o senhor junto com a CERB possa retomar essa obra porque assim eu sei que o povo de Serra Branca vai ter água de qualidade”.
E o outro pedido governador é o asfalto, a pista, o manto preto que liga a sede de Santaluz a Várzea da Pedra, juntamente com a outra demanda que é o asfalto ligando o Pereira a Itatiaia.
O governador Jerônimo tem como hábito autorizar a realização das obras antes do discurso e dentre tantas assinaturas de ordens de serviços, atendeu o pedido da conclusão da obra para levar água para Serra Branca e o asfalto para Serra Branca. Sombre o asfalto para o Pereira o governador que conhece como a palma da mão a região disse que irá viabilizar estudos para realizar o outro trecho.