Com quatro candidatos em disputa pela prefeitura do município de Irará no Portão do Sertão, o cenário é de polarização entre o atual prefeito Derivaldo Pinto (PT) e o candidato Nássara Santana (MDB). Completam a disputa Dico da JNE (DC) e Seu Dias (PL).
Nas ruas, as opiniões de quem vai ganhar as eleições se dividem entre os eleitores dos candidatos que encabeçam a polarização. No entanto, apesar da certeza dada, poucos tem coragem de apostar dinheiro em seus candidatos.
Este cenário acirrado dificulta a vida de quem faz pesquisa de opinião pública. No dia 22 de setembro, agentes de pesquisa de um Instituto sofreram agressões verbais e assédio moral por parte de militantes partidários.
De acordo com Instituto, em nota publicada em seu site institucional, as hostilizações aconteciam até com gravações de vídeos expondo os agentes e as placas dos veículos utilizados pelos profissionais. A dificuldade de fazer pesquisa foi tal que o Instituto suspendeu a coleta de dados que fazia na cidade e abortou a pesquisa.
O curioso é que nesse cenário complicado o candidato Nássara Santana (MDB) já divulgou quatro pesquisas de opinião pública nas quais aparece na frente. Todas as quatros foram impugnadas pela Justiça Eleitoral.