O Município de Monte Santo, no Alto Sertão da Bahia, mantêm a tradição histórica para comemorar a Festa de Todos os Santos, evento que reúne milhares de pessoas da Bahia e até de outros estados do Nordeste, principalmente romeiros que deixam suas cidades em caravanas para participarem das missas e subirem à Serra da Santa Cruz, muitos deles para pagarem promessas por dadivas alcançadas.
A festa profana também atrai outro perfil de público que desce para à Praça de Eventos onde acontece shows com renomados artistas, incluindo da música gospel.
FESTA RELIGIOSA
A programação religiosa teve início no dia 21 de outubro, com o novenário realizado diariamente às 19h30 na Igreja Matriz, seguida de quermesses. Na quinta-feira, dia 31, véspera do Dia de Todos os Santos, houve uma sequência de missas na Igreja Matriz, começando às 8h e se estendendo até as 19h, com intervalos para bênçãos de objetos de piedade e atendimento de confissões.
A prefeita Silvania Matos (PSB) que ainda no clima de comemoração pela conquista da reeleição esteve presente e acompanhou a celebração juntamente com o deputado estadual Alex da Piatã (PSD) e Ricardo do Supermercado eleito prefeito de Queimadas pelo PSD nas eleições de 6 de outubro, e demais lideranças locais.
A gestora ainda na frente da igreja atendia as pessoas para fotografias enquanto se preparava para se dirigir até a Praça de Eventos e conversou com a equipe de reportagem do Calila Noticias. Ela lembrou que é uma festa especial, a maior do calendário municipal e apesar de ser um ano que finda o mandato, quando tinha que fazer os devidos ajustes de contas, “a gente fez questão de fazer uma grande festa, porque o povo está muito feliz, e eu também, após uma vitória histórica, quase 10 mil votos de frente, então é bom demais vê o povo feliz e melhor ainda vê o povo agradecendo a Deus. Foram quatro anos de bençãos e nós já estamos agradecendo porque tenho certeza que será mais um mandato do povo”, garante Silvania.
Ao comentar a disputa eleitoral quando enfrentou lideranças históricas do município que uniram forças para derrotá-la, ela admitiu que na teoria seria um páreo duro, porém, na prática, na hora do voto, superou suas expectativas com talvez a maior frente de votos da história.”Exatamente. São três ex-prefeitos que governaram por 24 anos, dois deputados, sendo que um é também natural do nosso município, outro da região, a minha vice-prefeita, ou seja, seis contra uma, mas o trabalho falou mais alto, a união do povo e o resultado desse trabalho, com nosso grupo político, nossa base com 10 vereadores, elegemos novamente dez e estamos felizes”.
Silvania falou também como encarou a debandada de lideranças de peso para fazer oposição a ela, disse que toda dedicação nos quatro anos para organizar o município e as grandes ações esperou que fossem fundamentais para o reconhecimento dos eleitores – Ouça
A prefeita aposta numa gestão ainda melhor neste segundo mandato por ter ‘arrumado’ o município que assumiu em 2021 em situação muito complicada – Ouça
FESTA PROFANA
A prefeita juntamente com a comitiva ao deixar a igreja matriz onde concedeu entrevista para o CN se dirigiu até a Praça de Eventos para a primeira noite de festa tendo na programação William Sanfona, que tem se destacado com seus louvores em ritmo de forró, seguido da banda católica Anjos de Resgate, conhecida nacionalmente por suas canções de evangelização, Natanzinho Lima sensação do momento.
Antes de se dirigir ao palco, a prefeita Silvania Matos, deputado Alex da Piatã, Ricardo do Supermercado e o deputado Marcelinho Veiga foram até o camarim de Natanzinho Lima onde puderam ter uma conversa breve com o cantor e fazer imagens ao lado dele. Natanzinho foi a última contratação, aliás, seu nome não constava na grade de atrações, mas a prefeita atendeu ao pedido da população e contratou o jovem cantor, abrindo mão do show de Leo Santana que tinha anunciado. No camarim ela revelou que trocou o show de Leo pelo de Natanzinho.
A primeira noite de festa teve também Eduardo Costa e Henry Freitas.
Nesta noite de sexta-feira, 1, haverá shows com:
Banda O Nype – 21h
Nelson Nascimento – 22h30 até 0h
Calcinha Preta – 00h30 até 02h
Brega e Vinho – 02h30 até 04h
Toque Dez – 04h30 às 06h