O Bahia foi eleito pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como o time mais disciplinado do Campeonato Brasileiro 2024 e recebeu o troféu “Fair Play”. A premiação reconhece equipes que se destacam pelo jogo limpo e pela conduta disciplinada ao longo da competição.
O Tricolor de Aço apresentou números expressivos em relação à disciplina. Durante as 38 rodadas do campeonato, o time registrou uma média de apenas 11,5 faltas por partida, ficando atrás apenas de Grêmio (10,7 faltas) e Flamengo (11,4 faltas), segundo dados do aplicativo SofaScore.
Além disso, o Bahia recebeu 85 cartões amarelos em toda a competição, representando uma média de 2,2 cartões por jogo. Apenas o Flamengo, com 74 cartões amarelos, teve menos advertências que o Esquadrão. Em contraste, o Fluminense foi a equipe mais punida com cartões amarelos, acumulando 113 advertências.
O defensor Kanu foi o jogador do Bahia com mais cartões amarelos, recebendo 12 advertências no campeonato, ficando atrás apenas de Jadson, do Juventude. Apesar disso, o time baiano conseguiu manter a disciplina coletiva e recebeu apenas um cartão vermelho ao longo das 38 rodadas, feito igualado apenas por Cuiabá e Internacional.
Por outro lado, o Flamengo, que também se destacou com baixo número de cartões amarelos, teve quatro expulsões no campeonato. As equipes mais punidas com cartões vermelhos foram Juventude e Atlético Goianiense, ambos com 12 expulsões.
O prêmio Fair Play reforça a consistência do Bahia em manter um jogo disciplinado e competitivo ao longo do Brasileirão, contribuindo para a boa campanha que resultou na classificação para a Pré-Libertadores.