Na manhã desta terça-feira, 17, foram diplomados os 09 vereadores (as) eleitos (as), o prefeito Junior Batata (AVANTE) e o vice-prefeito Jefferson Emidio (PSD), em cerimônia realizada no auditório do Fórum Desembargador Abelard Rodrigues, em Riachão do Jacuípe. O ato marca a certificação da Justiça Eleitoral de que os candidatos eleitos estão aptos a tomarem posse em 1º de janeiro de 2025 no município de Candeal, localizado no território do sisal..
A solenidade de diplomação foi declarada aberta pela juíza da 114ª Zona Eleitoral de Riachão do Jacuípe, Karoline Candido Carneiro, que, em seu discurso, destacou a força da vontade popular. A representante da justiça eleitoral, que ainda ressaltou que todo o processo foi conduzido com lisura, transparência e respeito à escolha dos eleitores.
Este documento reconhece a legitimidade dos candidatos e é uma etapa obrigatória para que possam assumir seus mandatos. A diplomação é um marco no processo eleitoral, oficializando os resultados e conferindo a devida autoridade aos escolhidos pelo povo.
Junior Batata, foi eleito para os próximos quatro anos com 3.682 votos, correspondente a 53,79% dos votos válidos. Ele tem 52 anos, é casado, tem ensino médio completo e declara à Justiça Eleitoral a ocupação de administrador.
O vice-prefeito é Jefferson Emilio, do PSD, que tem 33 anos, atualmente exercendo o primeiro mandato na política. Os dois foram eleitos pela coligação União, AVANÇO E PROGRESSO, formada pelos partidos AVANTE, PT, PCdoB, PV, PSD e PRD.
Batata disse ao CN que seu vice-prefeito Jefferson, “será um vice-prefeito atuante e que vai ajudar na administração”. O CN também questionou sobre o Povoado São João, às margens da BR 324, que tem a aparência de abandono. Ele garantiu que irá fazer um trabalho diferenciado, pois “o Brasil passa ali”, concluiu o prefeito diplomado.
Bancada feminina e evangélica são destaques
Duas situações chamaram a atenção da reportagem do Calila Notícias durante o ato de diplomação dos eleitos de Candeal, em 6 de outubro. Quatro mulheres, entre os 9 diplomados, o que significa, mais de um terço de representação feminina e a forte presença evangelística, dos 9, cinco são evangélicos (as).
Das quatro mulheres que ocuparam cadeiras na Câmara, três darão sustentação ao Governo Batata (Rose/PSD, Bruna/AVANTE e Kamila da Saúde/PRTB). Uma vai fazer oposição, Osneide de Nego de Congo/MDB). Apenas ela não tinha cargo comissionado. Por outro lado: Rose ocupou cargo no RH, Bruna, chefia de gabinete e Kamila, Secretaria de Saúde.
Dos 09 vereadores (as), 05 são evangélicos (as). Osneide, Adriano Nere e Zezinho, membros da Igreja Assembleia de Deus. Bruna (Batista) e Rose (Adventista).
A comunidade conhecida como “Macaco”, que vem passando pelo estudo de transformação para ser reconhecida como Quilombola, elegeu pela primeira vez dois representantes para Câmara, sendo duas mulheres, Rose e Osleide.
A oposição, liderada pelo ex-deputado Ribeiro Tavares (MDB), cujo candidato foi seu filho, Agnaldo Neto, mais conhecido por Có, conseguiu reeleger dois vereadores, Romário Chapéu de Couro e Nildo Brito e pela primeira vez Osneide.
Veja abaixo, a lista dos 09 vereadores (as) eleitos (as) nas eleições de 2024 em Candeal.
KAMILA DA SAÚDE – PRD 441 votos
NILDO BRITO – MDB 423
ROSE DO MACACO – PSD 423
EDILSON DE MORRINHOS – PSD 393
ROMARIO CHAPEUS DE COURO SD 350
BRUNA DE NINHO – AVANTE 290
OSNDEIDE DE NEGO DO CONGO MDB 262
ADRIANO NERE – AVANTE 228
ZEZINHO CRENTE – PT 226 VOTOS