A prefeita reeleita Vilma Gomes (MDB), seu vice, Rodrigo Pereira de Oliveira (PT) e os treze vereadores (as) eleitos (as) em outubro, foram diplomados na manhã de quinta-feira, dia 05, na vizinha cidade de Monte Santo, sede da 50ª Zona Eleitoral a qual pertence. O ato de diplomação aconteceu no auditório do Colégio de Tempo Integral da Santa Cruz no mesmo momento que o juiz diplomou os eleitos de Monte Santo. Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato e candidata foi efetivamente eleito (a) pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo.
Em seu pronunciamento, Vilma Gomes disse que fará uma gestão com transparência e respeito ao povo. Questionada pelo CN se haverá mudança na equipe de governo, ela respondeu que deverá trocar “algumas peças”, mas sem excluir ninguém, pois está satisfeita com todos que ajudaram fazer um grande trabalho nos últimos quatro anos, resultando em sua reeleição com a maior votação da história do município, ou seja, vencendo com uma diferença de 11.019 votos Ela obteve 17.229 (73,51%) e Dra. Thaynara, 6.210 votos (26,49%).
Esta votação, segundo Vilma Gomes, só aumenta sua responsabilidade e fidelidade ao seu povo. Ele disse também que atualmente o que mais o preocupa é a estiagem, pois tem que levar água através de carros-pipa a todo município, “inclusive o salário da prefeita está indo no meio também”, falou a gestora. Outro problema que ela tem buscado resolver, é a saúde, que disse ser “um saco sem fundo”.
Ao lado da prefeita, o seu esposo e ex-prefeito Ranulfo Gomes disse que, o que for necessário fará para ajudar sua esposa a conduzir bem o município. Na questão do abastecimento d’água, a Prefeitura tem cinco caminhões pipa e se necessário for, irá ajudar a gestão a contratar mais. “O Exército já sinalizou que irá atender, e isto vai ajudar muito”, falou o líder político.
Sobre a Câmara de Vereadores quanto a formação da nova mesa diretora, Ranulfo disse que sua vontade é que Frederico Careca Show continue, por conta do bom trabalho que vem realizando à frente do poder legislativo. Questionado sobre a votação de Frederico no último pleito, ele disse que esperava passar dos cinco mil votos e as pesquisas que tinha em mãos os números diziam isto.
O vereador Frederico falou ao CN que vem conversando com seus colegas no sentido que possa encabeçar a chapa e acredita que obtenha êxito. Dos 13 vereadores eleitos e reeleitos, 12 são ligados ao grupo da prefeita e apenas Marluce de Almerindo (PV), tem uma posição contrária, apesar do partido pelo qual se elegeu, integra a base da situação municipal, já que faz parte da Federação Brasil da Esperança composta pelo PT, PCdoB e PV.
Veja abaixo a galeria de fotos da solenidade de Diplomação
Veja como foi a votação de cada vereador em Cansanção
Frederico Careca Show (MDB)
Reeleito, atual presidente da Câmara e na disputa para eleição do próximo mandato que começa dia 01 de janeiro. Obteve 4.464 votos (18,84%)
Alex Silva (MDB)
Reeleito com 1.844 votos (7,78%). Recebeu o diploma acompanhado da mulher e dois filhos
Zé do Cirilo (MDB)
Reeleito 1.701 votos (7,18%)
Renan Alcantara (MDB)
Reeleito com 1.600 votos ( 6,75%). Filho do líder politico Renigio Alcântara
Marluce do Almerindo
Eleita pelo PV, partido integrante da Federação que apoiou Vilma, porém é única da oposição na próxima legislatura. Ela é irmã do ex-prefeito Ari de Almerindo, Obteve 1.562 votos (6,59%).
Rogerio Enfermeiro MDB
Reeleito com 1.530 votos (6,46%)
Tianinha PT
Eleito com 1.190 votos (5,02%)
Vi do Canário PT
Reeleito com 1.091 votos (4,60%)
Professor Robinho PT
Natural de Salgadália-Coité. Reeleito com 1.071 (4,52%)
Professor Junior PT
Reeleito com 1.060 votos (4,47%) Irá assumir seu sexto mandato
Negão da Baixada MDB
Reeleito com 1.032 (4,36%)
Kel do Licuri MDB
Eleita com 872 votos (3,68%)
Zé Valmir MDB
Eleito com 445 votos (1,88%)