Durante a diplomação dos eleitos em 6 de outubro nos municípios de Monte Santo e Cansanção, o CN tomou conhecimento de que, entre os diplomados, tinha um vereador natural do Distrito Salgadália, Conceição do Coité. Trata-se de Robson dos Santos Cardoso, professor do município de Cansanção, eleito vereador em 2020 e reeleito no último 6 de outubro. Ele foi diplomado pela Justiça Eleitoral da 50ª ZE de Monte Santo na última quinta-feira, 05.
Inicialmente pedimos que contasse sua trajetória política e ele apresentou logo como referência seu avó, Felipe Santos, grande liderança política, cujo mesmo é homenageado em nome de rua em Salgadália, mas segundo ele, nunca pensou ingressar na carreira política, porém, a missão veio e ele está firme e forte para ajudar no desenvolvimento de Cansanção onde chegou muito cedo, ainda criança, em razão da transferência de seu pai que é policial militar (hoje aposentado) e que passou a ter uma visão critica sobre política, a partir do ano 2000 quando se filiou no Partido dos Trabalhadores (PT).
Em 2016 recebeu o convite para se filiar ao PROS, a convite do presidente, que tinha a intenção de reeleger o então vereador Robertão, cinco amigos se juntaram, todos eles com uma base política, trabalharam para reeleger o colega, “e surpreendentemente eu tive mais votos que o vereador que a gente queria reeleger, na época meu concunhado, um grande amigo, e obtive em 2016, 524 votos e fique na primeira suplência. Em 2020, concorri pelo PP (Progressistas), consegui me eleger, com 756 votos, e agora pelo PT, obtive 1071”, disse o vereador Professor Robinho como é conhecido politicamente.
Ao falar sobre Salgadália ele se encheu de orgulho, fez questão de dizer que é sua terra e sempre ‘quando estou estressado’ desço para lá, para região do Lameiro Branco, onde nos criamos na região da Fortaleza e Clarios, onde tem muitos parentes, “todo mundo ali é meu parente, meu avô teve 57 filhos, eu falo sempre que tenho uma vontade enorme de voltar para lá, quem sabe um dia?”
Robinho disse que seus pais também são oriundos de Salgadália, mas a missão de soldado fez com que se transferisse para Queimadas, depois Cansanção, 40 km distante, e foi para Reserva Remunerada (RR), como é conhecida a aposentadoria dos militares, quando servia em Monte Santo.