O vereador José Egnildo dos Santos popularmente conhecido como Guene do Contador, ao tomar a decisão de se lançar candidato a prefeito de Retirolândia este ano, norteava seu discurso sempre na experiência que adquiriu ao longo de cinco mandatos [20 anos] interruptos, ocupando a cadeira do Legislativo municipal. Sempre fez parte do grupo considerado de esquerda, três vezes eleito pelo MDB, duas pelo PCdoB, e neste ano, para concorrer a cargo maior da política municipal precisou deixar o próprio grupo, que fez a escolha por outra pessoa, deixou o PCdoB e se se filiou ao PSB e foi para o embate contra Nayara de Dió (PT). No passado recente, faziam parte da bancada governista.
Guene venceu a eleição com Railton de Araújo Costa (Solidariedade) na vice, ele que é o atual vice-prefeito, também se lançou pré-candidato a prefeito na sucessão de Vonte do Merim (PSD), mas assim como fez Guene, ao ser preterido, rompeu as relações políticas e optou por caminhar junto. Em 2020 foi eleito pela situação e 2024 fazendo oposição à Vonte.
A 196ª Zona Eleitoral com sede em Retirolândia que tem como presidente o juiz Márcio Reinaldo Miranda Braga e agrega outros dois municípios, Capela do Alto Alegre e Nova Fátima, sendo que os eleitos dos dois municípios foram diplomados na manhã desta quarta-feira, 18, no salão do júri do Fórum Dr. José Dias Teixeira. O magistrado realizou a diplomação dos eleitos de Retirolândia na parte da tarde.
Seguindo os mesmos critérios de entrega dos diplomas aos eleitos de Capela e Nova Fátima, procedeu com os de Retirolândia, foi chamado cada vereador na ordem decrescente de votação, ou seja, do primeiro mais votado até o nono que conseguiu cadeira para Legislar de 1º de janeiro 2025 a 31 de dezembro de 2028.
Reinan da Coreia (PSD) 1.062 votos; Dhon do ACM (PCdoB) 780; Laudécio Silva (Solidariedade) 721; Sandro da Vargem (PT) 704; Neia da Saúde (PSD) 658; Hugo do Economia (PT) 658; Beto do Ônibus (PSD) 616; Arobinha (PSB) 523 e Sildeanderson (PSB) 419 votos.
Galeria de fotos estará disponível às 12h30.