A previsão do tempo para Salvador neste sábado (7) era de céu claro a praticamente nublado com chuvas fracas, mas não foi esse o cenário visto pelos soteropolitanos nesta tarde. Por volta das 15h30, o céu da cidade ficou completamente cinza e houve queda de chuva intensa em alguns pontos. O bairro de Águas Claras foi onde mais choveu: em uma hora, 39,2 milímetros de chuva foram computados, segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal).
Outros pontos de destaque foram Cassange (38,6 milímetros), Boca da Mata (38,4 milímetros), Irmã Dulce (37,6 milímetros), Cajazeiras (35,6 milímetros) e Mangabeira (37,4 milímetros).
Segundo a Codesal, a intensidade da chuva foi provocada pelo cavado, um sistema meteorológico que consiste em uma área de baixa pressão na atmosfera, onde há uma ondulação do fluxo de ventos no sentido horário. O fenômeno era esperado para a cidade trazendo chuvas fracas, mas se intensificou de forma abrupta, o que causou o acúmulo de acúmulos significativos em apenas uma hora.
Ainda de acordo com a entidade, o sistema já perdeu força e intensidade. A previsão é de que, nas próximas horas, já seja possível observar a redução das chuvas e diminuição da nebulosidade.
O mau tempo deste sábado, inclusive, não impacta na previsão de domingo (8) e de segunda-feira (9), que deverão contar com céu claro a parcialmente nublados, com chuvas fracas a qualquer hora do dia.
Prefeitura adia abertura do Natal de Salvador no Centro Histórico por conta das chuvas
A abertura oficial do Natal de Salvador, que acontecerá pela segunda vez no Centro Histórico, foi adiada pela prefeitura por conta das chuvas que atingiram a cidade na tarde deste sábado (7). Com o tema “Salvador, Cidade Natal do Brasil”, o início dos festejos estava programado para às 17h, com missa campal no Palco Anunciação (Largo de São Francisco), ministrada pelo cônego Abel Carvalho.
Por meio de nota, a gestão municipal disse que o evento foi remarcado para a próxima segunda-feira (9), também às 17h, no mesmo local. Com isso, todas as atrações previstas serão igualmente remanejadas, dentre elas a missa campal e o show de drone na Praça Municipal. Os caminhões iluminados da caravana de Natal Solar Coca-Cola, no entanto, não vão mais subir o Pelourinho. Em vez disso, vai seguir roteiro pela Avenida Carlos Gomes.
A programação deverá contar ainda com uma parada natalina composta por mais de 700 artistas, carros alegóricos e grupos musicais, pela Rua Chile. Para encerrar a noite, padre Jaciel Bezerra fará uma apresentação.
Fonte: Correio