Há uma semana, a reportagem do Calila Notícias foi até a cidade de Valente para cobrir a solenidade de diplomação dos eleitos, prefeito, vice e vereadores, em 6 de outubro. Na ocasião, também foram diplomados os eleitos na cidade vizinha, São Domingos, que integra a mesma zona eleitoral, 120ª.
Na oportunidade, o CN entrevistou Ubaldino Amaral, que seria diplomado para o quarto mandato de prefeito e que, na soma geral de diplomas, seria o sexto, já que antes de ser prefeito, teve um mandato de vereador e um de vice-prefeito.
Ubaldino está com 70 anos (17/06/1954) e para um possível quinto mandato, ele precisa completar este que está para iniciar em 1º de janeiro e até 31 de dezembro de 2028, estará com 74 anos, como não poderá mais concorrer, vai precisar apoiar alguém e esperar que a pessoa indicada vença ou não, e quem assumir terá mais quatro anos, ao findar ‘Babau’ com 78 anos estará apto a concorrer novamente.
A nossa primeira pergunta foi relacionado ao diploma, se este que estaria recebendo seria o último, ele não disse sim, nem não, optou por iniciar a entrevista relatando sua trajetória na vida pública quando se elegeu vereador aos 28 anos (1982), em 2000 foi eleito vice-prefeito de João José de Oliveira (Nenenzinho), eleito prefeito pela primeira vez em 2004 e reeleito em 2008; em 2020 concorreu para o terceiro mandato e se elegeu e 2024 foi reeleito, uma façanha que poucos conseguiram em toda região.
“Realmente é uma honra muito grande, nos últimos 20 anos (2004-2024) tivemos seis eleições, nós disputamos cinco, uma de vice e quatro de prefeito, e as duas reeleições da história de Valente são nossas. Eleição não é fácil, mas graças a Deus o povo de Valente nos trouxe para mais um mandato de quatro anos. Temos uma história de trabalho em todos os mandatos, com muita disposição e vontade de trabalhar bem mais. Fizemos nesta terceira gestão uma série de obras importantes para o município e estamos embalando nestes 90 dias diversos projetos importantes para o nosso município”, afirmou Ubaldino.
Amaral disse que está muito feliz por receber da população de Valente mais um mandato e que está com muita vontade e disposição para fazer de Valente a melhor gestão da história do município, diz se apegar a uma experiência de ter feito 3 mandatos e sabendo onde pode encontrar alternativas para desenvolver o município, “obras importantes como calçamento que a demanda é muito forte, nós fizemos cem mil metros de asfalto somente nesta gestão, além de quadras de esportes, reformas de escolas, inauguração de novas unidades de ensino, atuamos fortemente também no esporte, saúde, assistência social, enfim, fazendo tudo aquilo que o povo precisa. Não serei prefeito apenas daqueles que votaram em Ubaldino, nós temos aproximadamente trinta mil habitantes, embora recenseou bem menos, mas eu costumo governar para o povo, independentemente da posição partidária”, garante o prefeito.
Ele disse também que quer contar com o apoio da Câmara Municipal, que teve grande renovação com 6 dos 11 ‘sangues novos’, mas que seu desejo, mesmo tendo maioria, é governar com todos para fazer uma gestão para cima, para frente, para trazer as obras importantes que Valente merece.
Metas principais para este novo mandato
A construção de um novo hospital está entre as principais metas do novo governo Ubaldino Amaral, segundo ele, o atual foi construído há 50 anos, e já não atende mais a demanda, são de 4 a 5 mil pessoas atendidas na urgência e emergência por mês, um custo muito alto, “já estive com a secretária de Saúde do Estado recentemente [Roberta} e ela nos autorizou a fazer um projeto neste sentido. Temos também projeto para geração de emprego e renda, um cemitério novo, Centro Administrativo, novo local para funcionar a Secretaria de Educação, com a aquisição do Clube da AABB no ano passado, vamos elaborar um projeto inteligente para a educação do ensino infantil, fazer os asfaltos onde já prometemos a exemplo do que dá acesso a Santa Rita de Cássia, numa parceria com o governo do estado que tem nos recebido muito bem, já estive lá várias vezes juntamente com Ismael, Dica e outras lideranças do PT, e somos muito bem recebidos no governo de Jerônimo e o município vai ser beneficiado com essa aliança. Quero agradecer ao PT por vir para nossa chapa nesta última eleição, que nos ajudou a vencer, indicou Dica para ser nosso vice e vamos governar em conjunto. Obrigado ao PT, PCdoB, Podemos e ao Avante, ao qual estou filiado”, finalizou Ubaldino.