Morreu na tarde deste domingo, 26, no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) em Feira de Santana, o vereador de Cansanção, José Valmir Pereira Oliveira (MDB), 48 anos, após complicações pós-operatórias. Ele apresentou um problema neurológico em 13 de dezembro do ano passado, uma semana após ser diplomado. Na ocasião, ele desmaiou por cerca de 30 minutos e levaram para o hospital local com a suspeita de TCE (Traumatismo Craniano Encefálico).
Zé Valmir, como era conhecido o vereador do MDB, foi levado no dia seguinte para Senhor do Bonfim para fazer uma tomografia no crânio e foi descoberta uma mancha de 5 cm no cérebro, e o caso passou a ser investigado como um possível câncer.
O político foi transferido no fim de dezembro para Feira de Santana, onde passou por cirurgia, recebeu alta e foi para Cansanção, mas não participou da solenidade de posse, porém, no dia seguinte, a Mesa Diretora presidida por Frederico Careca (MDB) foi até a residência de Zé Valmir para lhe empossar. Vale lembrar que a Câmara está em recesso e deve iniciar esta nova Legislatura no início de fevereiro.
Segundo o Calila Notícias apurou, Zé Valmir apresentava boa evolução no seu estado de saúde, porém passou mal em sua casa e precisou ser transferido novamente para Feira de Santana onde esteve entubado por cerca de uma semana, apresentou melhora, foi extubado, o que deixou os familiares animados, mas ainda no hospital teve nova recaída e não resistiu.
Trajetória política
Zé Valmir concorreu pela primeira vez o cargo de vereador de Cansanção em 2012 pelo PSDC, mas não obteve êxito. Tentou novamente em 2016 pelo PP e novamente ficou de fora, assim como na terceira tentativa pelo DEM em 2020. Em 2024, finalmente obteve êxito com 445 votos, foi o menos votado entre os 13 eleitos.
A cadeira que seria de Zé Valmir para o quadriênio 2025-2028, será ocupada pelo suplente Datinho do Ambrósio, que recebeu, em 2024, 406 votos.
Até a publicação desta reportagem (20h07) não havia informações sobre o velório e sepultamento do corpo de Zé Valmir.