Chegou a hora da Copa do Nordeste. O maior torneio regional de clubes do Brasil dará seu pontapé inicial nesta terça-feira (21), com a partida de abertura entre CSA e Confiança, às 21h30, no estádio Rei Pelé, em Maceió, pelo Grupo B. Outros quatro jogos serão disputados na quarta-feira (22), e outros três fecham a primeira rodada da competição na quinta (23).
Nesta edição, o Nordestão terá uma novidade em relação aos últimos anos. Os oito times de cada chave irão medir forças contra equipes de seus respectivos grupos – e não mais com o grupo oposto. A definição de cada chave foi feita em sorteio, e os únicos conterrâneos que irão se enfrentar são Fortaleza e Ferroviário-CE, pelo Grupo A, e Bahia e Juazeirense-BA, pelo Grupo B.
A primeira fase da Copa do Nordeste terá sete rodadas e classificará os quatro melhores de cada grupo para as quartas de final, marcadas inicialmente para junho. Os confrontos terão o seguinte critério: 1º do Grupo A x 4º do Grupo B; 2º Grupo A x 3º do Grupo B; 1º Grupo B x 4º do Grupo A; e 2º Grupo B x 3º Grupo A. As quartas, assim como as semifinais, serão disputadas em jogos únicos. Já a decisão terá partidas de ida e volta.
Pela primeira vez na história, aliás, o Nordestão terá cinco times na Série A: Bahia, Vitória, Ceará, Sport e Fortaleza. Três, inclusive, representarão a região em torneios internacionais: Bahia e Fortaleza estão na Libertadores, enquanto o Vitória jogará a Sul-Americana.
CN | Fonte: Correio