Depois de muito calor e tempo seco na maior parte da Bahia em dezembro, o início de janeiro deve ser marcado por chuvas volumosas em todas as regiões do estado. A previsão meteorológica indica um aumento da circulação de nuvens carregadas a partir do fim de semana.
As precipitações devem começar pelo Extremo Oeste e Sul, englobando também toda a faixa de divisa com Minas Gerais, incluindo as regiões de Guanambi e Vitória da Conquista.
Com o avanço da semana, as chuvas devem atingir o Centro Norte e o litoral. Já no Nordeste baiano, as áreas de instabilidade devem chegar por último, entre os dias 8 e 10.
Os modelos matemáticos de previsão indicam de forma unânime que as chuvas ficarão acima da média nesse período em todas as regiões do estado, podendo alcançar o dobro do esperado em diversas localidades.
Acumulados de chuva
As rodadas de previsão desta quarta-feira, 1º de janeiro, apontam acumulados que podem chegar próximos a 300 mm em algumas localidades entre os dias 5 e 15. Em Salvador, a Defesa Civil deve entrar em estado de atenção caso os prognósticos se confirmem.
Alguns modelos indicam acumulados entre 150 mm e 250 mm na capital nesse período, assim como em outras cidades litorâneas, como Ilhéus, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Na região de Feira de Santana, também são esperadas chuvas bastante volumosas.
Os acumulados podem superar 200 mm em áreas das regiões de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Jequié e Vitória da Conquista.
Temperaturas
O tempo deve continuar quente nos primeiros dias de 2025 em todas as regiões da Bahia, principalmente no Nordeste do estado, onde as máximas podem alcançar 38°C em localidades como Juazeiro e Paulo Afonso.
No entanto, à medida que as nuvens carregadas avançarem, o calor tende a diminuir nas áreas atingidas.
Fonte: Agência Sertão