O Esporte Clube Jacuipense enfrentou o Porto nesta quarta-feira, 19, no fechamento da oitava e penúltima rodada do Campeonato Baiano. O duelo aconteceu no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana, reaberto após passar por reforma, e onde o Leão do Sisal irá mandar seus jogos nas semifinais, podendo ser também na fase final, caso chegue até lá.
O jogo desta noite tinha uma importância muito grande para o Leão Grená que vencendo retornaria a vice-liderança e também a classificação para as semifinais, pelo lado do Porto que foi sensação nas primeiras rodadas, mas sofreu tropeços nas últimas, e mesmo assim, a vitória deixaria o time de Porto Seguro com chances de segurar uma das quatro vagas.
Mas quem levou a melhor foi o Jacupa que faz grande campanha e se mantém invicto ao lado do Vitória. O time não sofreu com a ausência do treinador Rodrigo Chagas, que surpreendeu a todos quando pediu desligamento para assumir um clube no futebol capixaba. O auxiliar técnico Rodrigo Ribeiro deu conta do recado.
O primeiro tempo foi bastante disputado, mesmo assim o Leão desceu para os vestiários vencendo por 1 a 0, com um gol contra do zagueiro do Porto. Na segunda etapa, o time de Riachão do Jacuípe deslanchou e marcou mais 4. Cezinha, Hugo Moura, Mizael e Amaral.
O Jacupa ocupa a segunda posição com 16 pontos, 4 vitórias, 4 empates e 0 derrota, saldo de 9 gols. O primeiro é o Vitória com 18 pontos, 5 triunfos, 3 empates, 0 derrota e 13 gols de saldo. Bahia, terceiro colocado; 15 pontos, 4 vitórias, 3 empates e 1 derrota, 10 gols de saldo. O Atlético de Alagoinhas, com o retorno de Agnaldo Liz, cresceu bastante e está na quarta colocação. 13 pontos, 3 vitórias, 4 empates e uma derrota, saldo de 4 gols.
No próximo sábado, acontece a última rodada da primeira fase, com cinco jogos, todos no mesmo horário, 16h. Colo-Colo de Ilhéus e Jacobina já estão rebaixados, Vitória, Jacuipense e Bahia estão classificados. Atlético de Alagoinhas enfrenta o Vitória em casa e precisa do empate para não ser alcançado pela Juazeirense, que tem 10 pontos e enfrenta o Bahia na Arena Fonte Nova.
O Cancão de Fogo, único com uma luz no fim do túnel, vai precisar golear o Bahia e torcer pela derrota do Carcará para segurar a 4 vaga.