A volta do Bahia à Libertadores depois de 36 anos teve altitude de 3.600 metros, expulsão e gol do adversário e empate muito comemorado. O Tricolor pressionou o primeiro tempo inteiro depois de Ursino levar cartão vermelho, aos cinco minutos, só que Guerrero abriu o placar para o The Strongest. Na segunda etapa, o Tricolor aproveitou o jogador a mais para balançar a rede com Willian José e garantir um precioso empate por 1 a 1 no jogo de ida da segunda fase preliminar da competição continental, disputado no Hernando Siles, em La Paz. No fim, os jogadores mostraram muito cansaço por causa da altitude, mas comemoraram bastante o resultado.
Primeiro tempo
O Bahia começou com pressão, com bola na trave de Caio Alexandre e chute perigoso de Gilberto defendido por Banegas. Ainda antes dos dez minutos, Ursino foi expulso por causa de falta dura em Gilberto. A partir daí, o Bahia construiu de forma paciente, criou chances perigosas com Jean Lucas e Lucho Rodríguez e obrigou Banegas a fazer defesas difíces. Foi visível, no entanto, a dificuldade para se acostumar com o tempo da bola na altitude. No fim, Guerrero abriu o placar para os donos da casa em contra-ataque com lançamento de Alpiri nas costas de Gilberto. No último lance, Ademir perdeu a chance do empate praticamente da pequena área.
Segundo tempo
O Bahia sofreu com a pressão inicial do The Strongest, e Marcos Felipe precisou fazer ao menos uma grande defesa neste período. Depois, o Tricolor voltou a ter controle do jogo e empatou a partida com Willian José, que aproveitou rebote do goleiro após boa jogada e finalização de Cauly. Na metade final do segundo tempo, o Bahia mostrou muito desgaste físico por causa da altitude e precisou diminuir o ritmo e baixar suas linhas. Com isso, o The Strongest explorou muitas bolas longas, mas a melhor chance foi tricolor e teve finalização de um incansável Lucho Rodríguez defendida por Banegas.
Próximos jogos
O The Strongest só volta a jogar na próxima terça-feira, na partida da volta da segunda fase preliminar da Libertadores contra o Bahia, às 21h30 (de Brasília), na Casa de Apostas Arena Fonte Nova. Já o Tricolor tem outro compromisso antes do duelo decisivo pelo torneio continental e enfrenta o Juazeirense, neste sábado, às 18h30, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Baiano.