É muito comum em cidades do interior onde as igrejas são pequenas, os padres realizarem missas na área externa da igreja, em períodos festivos, a exemplo de festas de padroeiros, quando aumenta a quantidade de fiéis. Porém, na cidade de Ichu, no território do sisal, isto tem sido uma rotina desde o mês de dezembro do ano passado, quando engenheiros identificaram grave ameaça de desabamento do telhado do templo construído há quase 100 anos.
![](https://i0.wp.com/www.calilanoticias.com/wp-content/uploads/2025/02/igreja-de-ichu.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
O Calila Noticias esteve presente na última noite de celebração do Novenário do Padroeiro, Sagrado Coração de Jesus, no sábado,08, e conversou com o pároco da cidade Rodrigo Pinheiro e ele relatou que tinha a pretensão de fazer a mudança do forro e quando os engenheiros observaram a situação do telhado com a retirada do forro em PVC revelou o perigo.
![](https://i0.wp.com/www.calilanoticias.com/wp-content/uploads/2025/02/igreja-de-ichu.3.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
Segundo o religioso, desde então vem realizando uma campanha de arrecadação para realizar a obra orçada no valor de R$ 150 mil. “Conseguimos a metade do valor até antes de iniciar o novenário, acredito que devemos passar de cem mil agora, já que arrecadamos em média trinta a quarenta mil em festas do padroeiro. Por outro lado, Deus tem abençoado e muita gente vem fazendo PIX para ajudar e em breve vamos fazer nova cobertura, disse o padre Rodrigo.
![](https://i0.wp.com/www.calilanoticias.com/wp-content/uploads/2025/02/igreja-de-ichu.2.jpg?resize=691%2C461&ssl=1)
A precaução do religioso deve servir de exemplo para os demais, já que igrejas católicas na grande maioria estão entre as primeiras construções que servem à vila, ao povoado, ao distrito, à cidade e à grande metrópole. Ichu tem 62 anos de emancipação e esta igreja foi construída há quase 100 anos, no período que pertencia ao município de Riachão do Jacuípe.
![](https://i0.wp.com/www.calilanoticias.com/wp-content/uploads/2025/02/igreja-de-ichu.4.jpg?resize=700%2C467&ssl=1)
Ver essa foto no Instagram
O lamentável fato ocorrido na Igreja de São Francisco no Pelourinho, em Salvador, acendeu uma alerta ainda maior.