No primeiro clássico nordestino do Brasileirão 2025, o Vitória levou a melhor sobre o Fortaleza e bateu o time cearense por 2 a 1, na noite desta quarta-feira, 16, no Barradão, pela quarta rodada. Janderson abriu o placar no primeiro tempo para os rubro-negros, e Diogo Barbosa igualou no início da segunda etapa para o Leão do Pici. Na reta final da partida, Matheusinho fez um golaço e garantiu os três pontos ao time baiano, que acabou com um jejum de sete partidas sem resultados positivos.
Primeiro tempo
O Fortaleza apostou na posse de bola no campo ofensivo e concentrou suas jogadas pela direita. Aos 11 minutos, Mancuso fez bom lance individual e cruzou na medida para cabeceio de Pol Fernández e defesa de Lucas Arcanjo. Já o Vitória apostou em transições rápidas e intensidade no campo de ataque. Quando combinou as duas coisas, aos 13, criou boa chance após cruzamento da esquerda e duas tentativas travadas de Claudinho. O Rubro-Negro voltou a assustar em chute de fora de Matheusinho defendido por João Ricardo quase de manchete, aos 29. Na sequência, Mancha testou Lucas Arcanjo, também de longa distância, e viu o goleiro do Vitória fazer bela intervenção. Aos 37, saiu o gol do Vitória: após escanteio curto da direita, Erick fez bom lance e cruzou na medida para cabeceio de Janderson.
Segundo tempo
O Fortaleza começou melhor o eletrizante início de segunda etapa e empatou o jogo logo aos dois minutos com Diogo Barbosa, após cruzamento de Mancuso da direita e leve desvio de Pol Fernández. O Vitória tentou em chute perigoso de Claudinho após cobrança de escanteio, mas o time cearense foi além, acertou a trave com Deyverson, aos 14, e balançou a rede com Mancuso no rebote, mas em posição de impedimento confirmado pelo VAR. A equipe baiana teve ótima oportunidade com Matheusinho, que ficou na cara do gol após passe de Baralhas e viu João Ricardo fazer a defesa. O jogo deu uma esfriada após os primeiros 20 minutos, mas Matheusinho fez um golaço aos 28 para colocar o Vitória em vantagem novamente (o meia pegou de primeira após cruzamento de Jamerson). Lucas Arcanjo apareceu novamente e evitou o empate de Deyverson em finalização da pequena área, já na reta final da partida.
Como fica a tabela
Agora, o Vitória deixou a zona de rebaixamento e é o 14º colocado da Série A com quatro pontos. Já o Fortaleza está na 11ª posição com cinco pontos.
Próximos jogos
Na quinta rodada, o Vitória visita o Fluminense em jogo marcado para as 18h30 deste domingo (horário de Brasília), no Maracanã. Já o Fortaleza recebe o Palmeiras no mesmo dia e horário, no Castelão.