Na tarde deste domingo (6/4), a candidata Eridan de Bonifácio (MDB) foi eleita a nova prefeita de Ruy Barbosa na Eleição Suplementar no município. Dos 17.978 votos válidos registrados, 9.260 (51,51%) foram destinados à vencedora. A totalização dos votos pode ser consultada no site Resultados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Eridan concorreu com Dr. George (PSD), que obteve 8.718 votos, o equivalente a 48,49%. O pleito registrou um comparecimento de 79,16% do eleitorado, com 18.703 votantes. A abstenção foi de 20,84%, totalizando 4.925 eleitores(as) ausentes. Houve ainda 547 votos nulos e 178 votos em branco.
A eleição suplementar para a Prefeitura de Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina, aconteceu seis meses após o pleito de 2024, após ser indeferido por causa da inelegibilidade do candidato mais votado, o Bonifácio, esposo de Eridan.
A candidatura de Bonifácio (MDB) foi indeferida em decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), no mês de outubro. Em processo movido pela oposição, a Corte reconheceu a inelegibilidade do político e determinou a realização de um novo pleito.
Isso porque a Câmara de Vereadores havia rejeitado a prestação de contas do ano de 2016, quando Bonifácio era prefeito da cidade. Na ocasião, o Legislativo apontou desvios em recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Com isso, enquanto a eleição suplementar não era realizada, o presidente da Câmara de Ruy Barbosa, Ney Dias (PSB), foi empossado como prefeito temporário, cumprindo com os deveres do cargo.