Jacobina recebeu neste sábado, 16, a quarta plenária do Programa de Governo Participativo (PGP), iniciativa que vem reunindo lideranças políticas, movimentos sociais, prefeitos, vereadores e a população baiana para discutir propostas e prioridades para o futuro da Bahia. O evento integra a pré-campanha do governador Jerônimo Rodrigues e tem percorrido diferentes territórios do estado.

O encontro em Jacobina contou com forte participação popular e reuniu representantes de diversos municípios da região. Durante a programação, foram debatidos temas ligados à saúde, educação, infraestrutura, agricultura familiar, geração de emprego e fortalecimento das políticas sociais. Lideranças presentes destacaram a importância do espaço para ouvir a população e construir propostas de forma coletiva.
Participação de representantes de vários territórios
O município de Jacobina, que integra o Território de Identidade Piemonte da Diamantina, recebeu representantes de diversos outros territórios da Bahia durante a realização da quarta plenária do Programa de Governo Participativo (PGP). Lideranças políticas, representantes de movimentos sociais, prefeitos, vereadores e apoiadores da pré-candidatura do governador Jerônimo Rodrigues participaram das discussões e acompanharam os debates realizados ao longo da manhã e tarde deste sábado.
Um número muito grande de deputados estaduais e federais com mandato, que irão disputar a reeleição, além de pré-candidatos que estão colocando os nomes à disposição para disputar vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, participaram da plenária em Jacobina. As presenças reforçaram a mobilização dos partidos aliados ao PT, grupo político que deverá apresentar a chapa majoritária e os dois candidatos ao Senado nas eleições do próximo ano. Rui Costa, Jaques Wagner pré-candidatos ao Senado e o vice-governador Geraldo Jr, tambpem participaram do evento.

Entre os presentes, o deputado estadual Alex da Piatã, do PSD, chegou cedo ao evento e, ao subir no palanque, foi o primeiro a ser saudado pelo senador Jaques Wagner, do PT, que deverá disputar a reeleição ao Senado Federal. O gesto foi acompanhado por lideranças e apoiadores presentes na plenária.
Clima do evento lembrou convenção política
Um detalhe que chamou atenção durante toda a plenária foi o clima de convenção política percebido no ambiente do evento. Muitas faixas, grupos organizados e pessoas utilizando adesivos com nomes de possíveis candidatos deram o tom da mobilização. Em muitos casos, os adesivos traziam apenas os nomes, sem citar partido político ou o cargo que será disputado, mas o ambiente do PGP em Jacobina lembrou claramente uma grande convenção política antecipada.
Elmo Vaz chegou com grande comitiva
Um dos primeiros líderes políticos a chegar ao evento em Jacobina foi o ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, que participou da plenária acompanhado de uma grande comitiva. Pré-candidato a deputado federal pelo Avante, Elmo representa uma das principais lideranças políticas do Território de Identidade de Irecê.

Prefeita Valdice Castro acompanhou o evento ao lado de Luciano Araújo
A prefeita de Jacobina, Valdice Castro, filiada ao MDB e atualmente em seu terceiro mandato à frente da administração municipal, também esteve presente na plenária do Programa de Governo Participativo (PGP). Valdice acompanhou o evento no palanque principal ao lado do deputado estadual Luciano Araújo, atualmente filiado ao Avante e apoiado politicamente por ela no município.

Mudança no cenário político local chama atenção
Um dos pontos que também chamou atenção durante a plenária do Programa de Governo Participativo (PGP) em Jacobina foi a presença no palanque do casal formado pelo médico e ex-prefeito Leopoldo Passos, que governou o município por três vezes, e pela prefeita Valdice Castro.
Na última eleição estadual, o grupo político liderado pelo casal não apoiou a candidatura de Jerônimo Rodrigues ao Governo da Bahia. Entretanto, a presença da prefeita foi vista nos bastidores políticos como um sinal de aproximação e de possível alinhamento ao grupo governista para a próxima disputa eleitoral.
Território da Bacia do Jacuípe também marcou presença
Diversos municípios do Território de Identidade da Bacia do Jacuípe também estiveram representados na plenária. Entre as lideranças presentes, esteve o vereador Jô Queiroz, do município de Capim Grosso, que chegou ao evento acompanhado de uma comitiva, participando das discussões e da mobilização política em torno do Programa de Governo Participativo.
O próximo PGP vai acontecer em Serrinha neste domingo, 17. A expectativa é de mais um grande ato envolvendo as mesmas lideranças.


