Os municípios de Pedrão e Jandaíra alcançaram uma marca expressiva na área da segurança pública ao completarem dois anos consecutivos sem registros de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), categoria que engloba homicídio doloso, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.
Outro destaque é Catu, que está há mais de 90 dias sem registrar qualquer ocorrência desse tipo. Na sequência aparecem Rio Real, com 58 dias, e os municípios de Conde, Crisópolis e Sátiro Dias, todos com 51 dias sem CVLIs. De acordo com a Polícia Civil, 14 dos 22 municípios que integram a área da 2ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), sediada em Alagoinhas, estão há pelo menos 18 dias sem crimes violentos letais intencionais, representando 63,6% da regional.
Os dados fazem parte do balanço comparativo divulgado pela Polícia Civil entre o primeiro semestre de 2025 e o mesmo período de 2026. No total, foram registrados 76 CVLIs no ano passado contra 80 neste ano, um acréscimo de apenas quatro ocorrências.
Apesar desse aumento, o levantamento aponta um cenário considerado positivo em boa parte da regional. Dos 22 municípios, 17 reduziram ou mantiveram estáveis os índices de violência letal, o equivalente a 77,3% do total.
Entre os municípios que não registraram nenhum CVLI no primeiro semestre deste ano estão Acajutiba, Aramari, Cardeal da Silva, Itanagra e Ouriçangas. Já Irará, localizado na região do Portal do Sertão e também pertencente à área da 2ª Coorpin, apresentou uma redução de 33,3% no número de casos em comparação com o mesmo período de 2025.
Para a Polícia Civil, os números refletem o fortalecimento das ações integradas de prevenção, investigação e repressão qualificada, contribuindo para a redução e estabilidade dos índices de violência letal na maior parte dos municípios atendidos pela regional.


