Eleições 2026

Neusa Cadore é única deputada estadual residente na Bacia do Jacuípe e busca o sexto mandato

Com trajetória construída em Pintadas, parlamentar tem atuação ligada ao acesso à água, à agricultura familiar, ao cooperativismo e aos direitos das mulheres

Foto: Paulo Marcos

A história política de Neusa Cadore (PT) está ligada à Bacia do Jacuípe. Moradora de Pintadas, onde iniciou sua atuação comunitária e governou por dois mandatos, a parlamentar busca o sexto mandato na Assembleia Legislativa da Bahia. Conforme as informações fornecidas para esta reportagem, ela é a única deputada estadual residente no território.

Natural de Santa Catarina e técnica em enfermagem, Neusa chegou à Bahia em 1984 para desenvolver trabalho missionário nas Comunidades Eclesiais de Base. Em Pintadas, construiu uma trajetória junto às comunidades rurais e aos movimentos sociais, tornando-se a primeira mulher do PT eleita prefeita na Bahia.

À frente da prefeitura, entre 1997 e 2004, desenvolveu uma gestão marcada pela participação popular e pela convivência com o semiárido. Entre as iniciativas destacadas no balanço de sua trajetória estão o acesso a cisternas, o fortalecimento da Rede Pintadas e o projeto Pintadas Viva, que integrou saneamento, educação ambiental e cidadania.

Foto: Paulo Marcos

Um dos marcos de seu mandato na região é a luta pela chegada da água doce às torneiras das famílias, por meio da interligação da Barragem de Pedras Altas à adutora do Sisal. Ainda em seu primeiro mandato parlamentar, Neusa apresentou a Indicação nº 16.816/2008, solicitando a obra ao governo de Jaques Wagner.

A reivindicação se somou aos investimentos realizados pelo Governo da Bahia na ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água Sisal/Pedras Altas. Segundo balanço publicado pelo mandato em janeiro de 2022, o sistema beneficiava 21 municípios e cerca de 200 mil pessoas, com investimentos acumulados superiores a R$ 139 milhões desde a primeira indicação. A terceira etapa foi inaugurada em agosto de 2021, durante o governo Rui Costa. A iniciativa tornou-se uma referência da atuação de Neusa pelo acesso à água para consumo humano.

Eleita deputada estadual pela primeira vez em 2006, Neusa assumiu seu primeiro mandato em 2007. Antes disso, também exerceu o cargo de secretária de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Pintadas, entre 2005 e 2006.

Na Assembleia, sua atuação inclui a relatoria de políticas estaduais de apoio ao cooperativismo, à economia solidária e à agroecologia. Também foi relatora da legislação de apoio financeiro às Escolas Famílias Agrícolas e é autora da lei de proteção ao licuri, ao umbu e ao ariri, aproximando a preservação ambiental das atividades da agricultura familiar.

A defesa dos direitos das mulheres é outro eixo de sua trajetória. Neusa presidiu as comissões dos Direitos da Mulher e de Direitos Humanos e Segurança Pública. Entre suas iniciativas legislativas estão o Selo Lilás, de reconhecimento a organizações comprometidas com os direitos das mulheres; o Maio Furta-Cor, dedicado à saúde mental materna; e a Semana Helena, de sensibilização sobre perdas gestacionais, neonatais e infantis.

Entre 2024 e 2026, esteve à frente da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia. O balanço de sua gestão destaca a ampliação do Cuidar de Quem Cuida nos carnavais de 2025 e 2026, o fortalecimento dos organismos municipais de mulheres e dos conselhos de direitos, além da realização de conferências e da articulação com organizações sociais. Essas experiências aproximam a pauta do cuidado da participação popular na construção das políticas públicas.

“Meu compromisso é cuidar das pessoas e cuidar também de quem cuida. É lutar para que essa responsabilidade seja compartilhada e não recaia somente sobre as mulheres. Quero seguir apoiando os movimentos sociais, fortalecendo a formação e a organização popular. Quando as pessoas conhecem seus direitos e se organizam, têm mais força para transformar a realidade. Nosso mandato seguirá de portas abertas, com escuta, diálogo e compromisso com essas lutas.”

A atuação junto aos movimentos sociais também se expressa na presidência da Frente Parlamentar Mista Socioambientalista e em Defesa dos Territórios dos Povos e Comunidades Tradicionais. Renovada no início de setembro na Assembleia Legislativa, a Frente reúne parlamentares e representantes da sociedade civil em torno da proteção das águas, dos biomas e dos direitos das comunidades tradicionais.

Na próxima quarta-feira, 30 de setembro, às 9h30, será realizado o evento de reinstalação da Frente e lançamento da Carta Compromisso, voltada à incorporação de uma agenda socioambiental pelas candidaturas. O encontro acontecerá na Sala das Comissões Luís Cabral, na Assembleia Legislativa da Bahia, com participação aberta à sociedade civil e apresentação de propostas para fortalecer essa construção coletiva.