Bahia

Caso sem solução: ataque de cães deixa seis animais mortos e quatro feridos na zona rural de Barrocas

Caso aconteceu na Fazenda Queimada do Meio, região do povoado de Brasileiro; proprietário relata prejuízos e cobra providências

Caso aconteceu na Fazenda Queimada do Meio, região do povoado de Brasileiro; proprietário relata prejuízos e cobra providências

Um ataque atribuído a cães provocou a morte de seis animais e deixou outros quatro feridos na Fazenda Queimada do Meio, localizada entre o povoado de Brasileiro e a comunidade de Barra, na zona rural de Barrocas. O caso aconteceu na terça-feira (13) e foi relatado por moradores da região, situada a cerca de sete quilômetros da sede do município.

Entre os animais atingidos estão ovelhas e cabras pertencentes aos criadores Gilmário e Adilan, que procuraram a redação do Jornal A Nossa Voz para denunciar a situação.

Os responsáveis pelas criação encontraram os animais mortos e feridos ao chegarem à propriedade. Como o ataque não foi presenciado, não foi possível identificar quantos cães teriam participado da ação. Inicialmente, cinco animais morreram, mas o número subiu para seis após a morte de mais um dos que haviam sido atingidos. Outros quatro ficaram feridos.

Animais encontrados mortos após ataque de cães no Povoado de Brasileiro

Em mensagem enviada ao radialista Rubenilson Nogueira, Gilmário lamentou os prejuízos e demonstrou indignação com a situação. “Não sei até quando vai ter as providências nisso. Desse jeito o pessoal vai ter que comer carne de cachorro, porque de ovelha e cabra não vai comer mais. Os cachorros tão acabando com tudo”, desabafou o proprietário, cobrando uma solução para o problema.

Adilan, que também entrou em contato com a reportagem, encaminhou vídeos e fotografias mostrando a situação dos animais. Nas imagens, uma das ovelhas aparece bastante debilitada, sem conseguir se levantar. “Até quando é que a gente vamos passar por isso, hein? Aí quer dizer que a gente pode tomar prejuízo, os criador dono de cachorro não pode, né?”, questionou. Os moradores esperam que sejam adotadas medidas para evitar novos ataques e proteger as criações, que representam uma importante atividade para famílias da zona rural.

Há mais de um ano o Governo iniciou um programa voltado para castração de animais no sentido de diminuir a população canina nas ruas, mas este trabalho é considerado de longo prazo, enquanto isso os criadores do caprinos e ovinos e outros animais pequenos, continuam contabilizando prejuízos e revoltados com a situação.