O município de Conceição do Coité recebe a equipe técnica da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), com o objetivo de promover um debate sobre a dengue, integrando diversos atores sociais como gestores municipais, articuladores, organizações públicas, privadas, entidades religiosas e movimentos sociais, em torno da prevenção e controle do Aedes aegypti. As atividades iniciadas na segunda-feira, 28, vão até quinta-feira, 31, em diversos locais.
Nesta terça-feira, 29, às 9h, no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), prefeito, secretários e gestores de saúde, recebem os coordenadores municipais do Projeto, além da equipe FLEM, momento destinado à busca de fortalecimento do apoio institucional e a parceria dos gestores municipais nas ações de mobilização social. Em seguida, a partir das 14h, os bairros do Matadouro, Barreiros, Casas Populares e Açudinho, recebem uma visita técnica, a fim de possibilitar a inserção de membros da comunidade no processo decisório de mobilização social para a prevenção da dengue, visando um processo participativo e descentralizado.
Na quarta-feira, 30, às 8h, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos, será realizada junto aos coordenadores municipais e articuladores do Projeto uma Oficina Temática para a elaboração de um novo Plano de Ação contra a dengue no município.
Por fim, na quinta-feira, 31, a partir das 8h, no Centro Cultural Ana Rios, representantes da atenção básica, parceiros e conselho de saúde, debatem sobre o Projeto e a situação epidemiológica no município.
As ações fazem parte do Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Conceição do Coité e a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM).
Atualmente o Projeto abrange 23 municípios baianos, considerados prioritários, por apresentarem alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti e casos de óbito, a saber: Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Camaçari, Conceição de Coité, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença, e Vitória da Conquista.