A Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação – FACITE, campos Conceição de Coité, realizou nos dias 05 e 06 de novembro um seminário para apresentação de projetos de estágio supervisionado com alunos do curso de Bacharel em Administração. O projeto tem como finalidade preparar alunos para o mercado de trabalho e ao mesmo tempo colocá-los disponíveis para o mesmo, já que durante as apresentações várias empresas do município além de alunos da faculdade Regional de Jacuípe – FARJ fizeram presentes para prestigiar os estudantes.
Para o professor e também orientador do projeto, Moisés Inácio Rios, esse momento é fundamental para os acadêmicos, pois, são nesses espaços que os alunos conseguem se superar, ter contato com o público,treinar suas habilidades e se descobrir. Moisés ainda ressaltou a felicidade de contribuir com este processo. ‘’Eu como professor orientador me sinto honrado em poder contribuir com esse trabalho’’.
Durante as 27 apresentações propostas para os dois dias de seminário, vários temas foram abordados por estes futuros administradores, entre eles o empreendedorismo, administração com ênfase na gestão financeira, estudo do 5S, organização, controle de estoque, atendimento organizado, crédito consignado, documentação contábil, recursos humanos entre outros. Para o estudante Teodoro Carneiro que defendeu o projeto de aperfeiçoamento da administração, as empresas precisam de um preparo. ‘’ Se a gente quer preparar as empresas, temos antes que preparar as pessoas desta empresa’’, afirmou Teodoro. Já para estudante Náira Verena que debateu o tema planejamento estratégico em pequenas empresas, ela afirma que: ‘’ o planejamento estratégico deve empenhar-se mais em desenvolver a sabedoria coletiva, envolvendo a organização na sua totalidade’’.
O seminário foi aberto para o público, principalmente empresas que estão no mercado e que futuramente poderão dá uma oportunidade para algum desses estudantes. Durante os dois dias de apresentação a faculdade contou com o apoio e presença de representantes de diversas empresas, como da ASCOOB SISAL, na pessoa do Orientador Educacional Ediney Sacramento, da Secretaria de Indústria e comércio de Coité, a qual tem parceria direta com o Serviço de Intermediação para o Trabalho – SineBahia, representada por Robério Sebastião,Sávio Sampaio consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas – SEBRAE, entre outras.
De acordo com Robério, chefe da Secretaria de Indústria e comércio de Coité, ele já consegue vislumbrar profissionais de sucesso para a região. ‘’Seguramente eu posso afirmar que percebi um diferencial logo na introdução. E vejo com muito entusiasmo o futuro empresarial para a cidade e para a região’’.
O mercado de trabalho não é injusto, é apenas concorrida, concorrência que não intimida o estudante Teodoro Carneiro, que acredita que a melhor arma para enfrentar essa concorrência feroz é o preparo. ‘’O mercado tem oportunidade. O que não tem para o mercado é gente preparada. O caminho é esse que estamos buscando. Primeiro se preparar. O projeto nos dá essa oportunidade de mostrar a nossa capacidade. Hoje aqui teve várias pessoas de várias áreas que veio nos prestigiar, são portas que se abrem para a gente enquanto estudante’’.
Hoje, visando essa concorrência exacerbada as instituições de ensino tem se preocupado cada vez mais em preparar seus estudantes para o mercado e para lidar com diferentes situações que este impõe, e a faculdade FACITE não é diferente, como destaca a diretora administrativa da FACITE, Vanderleia Moreira.
‘’A faculdade ela tem o projeto da empresa Júnior, que é tanto para auxiliar como para fazer o treinamento dos nossos alunos para atendimento ao cliente, de balcão de atendimento, ao empreendedorismo, como também fazer parcerias com outras organizações, como o SEBRAE o SineBahia que a gente já tem parceria com ele e demais empresas que estejam abertas para o estagiário. Nós temos também contrato com o IEL, onde os alunos já fazem estágio remunerado e além de outras empresas da região’’.
Vanderleia ainda destaca o sucesso dos projetos implantados na faculdade.
‘’Esses projetos facilitam muito para o aluno ingressar no mercado do trabalho. No curso de pedagogia, por exemplo, a prefeitura de Conceição de Coité já contrataram esses alunos como auxiliares de classes a partir do momento que eles fizeram estágio, a preparação a capacitação deles para educação infantil, então eles já estão recebendo a remuneração para trabalhar na prefeitura em parceria com os professores que são titulares’’.
A faculdade FACITE tem sede em Santa Maria da Vitória-BA, mas tem campos nos municípios de São Domingos, Conceição de Coité e demais cidades, oferece cursos de graduação para as áreas de Administração e Pedagogia e cursos de pós-graduação.
Por Mirian Oliveira