Cailan Silva Barros (PR), mais conhecido por Cailan de Renan, nono mais votado em Água Fria nas eleições de 2012 com 266 votos, é o único vereador surdo do estado da Bahia e utiliza um intérprete para participar das sessões. Ele tem surdez profunda, ou seja, não consegue ouviu qualquer tipo de som.
Cailan, por meio do intérprete, disse ao CN que entrou na política por incentivo do tio Renan Araújo Barros (PR), que já foi vereador, presidente de Câmara, prefeito interino e na eleição de 2012 disputou o cargo de vice-prefeito na chapa encabeçada por Manoel Alves dos Santos (PDT), conhecido por Manoel Potinha. Um os seus desejos é a criação de cursos de libras, língua Brasileira de Sinais. Com 22 anos, ele cursou o 2° grau completo.
O presidente da Câmara, vereador Israel Mascarenhas de Almeida(PMDB), falou ao CN que o intérprete de libras é pago pela Câmara e tem a função de ser o canal comunicativo entre o Cailan e seus colegas vereadores. “O seu papel é servir como tradutor entre as pessoas, ou seja, vereadores, aqueles que usam da tribuna, o público da plateia, que compartilham línguas. Sendo assim, transferir os conteúdos das explicações, questionamentos e dúvidas, viabilizando a participação do vereador em todos os contextos da sessão, quer no plenário, nas reuniões das comissões e em qualquer atividade do legislativo” concluiu.
Segundo a assessoria do parlamentar, uma pesquisa foi realizada e eles garantem que Cailan Silva Barros é o único vereador surdo com o mandato no estado da Bahia.
Redação CN