A vereadora Maria do Socorro Lima ( Socorro de Santo Antonio) PT, foi eleita presidenta da Câmara de Vereadores de São Domingos em eleição de chapa única realizada na última quinta-feira (18) para o Biênio 2015/2016. De “ mulher para mulher” Givalda é a atual presidente da casa legislativa ela está completando 4 anos a frente da casa.
“Graças a Deus deu tudo certo, foi o que a gente esperava realmente, nós tínhamos certeza que Genival não iria ficar contra nós, contra a nossa chapa, até por ser nosso aliado, estou feliz e quero dar tudo de mim para fazer um bom trabalho nessa Casa,” promete a vereadora.
A parlamentar disse também que irá fazer um trabalho democrático com todos os colegas vereadores, sem distinção porque segundo ela, todos são seus amigos.
O vereador Genival voltou a dizer que de início não participou do processo de definição da chapa, mas que não poderia deixar de estar do lado dos companheiros do mesmo time. “A nossa ideia foi realmente construir um processo democrático na possibilidade de ser votado, como não houve essa possibilidade, nos retiramos desse processo de diálogo e voltamos ao entendimento com nosso partido através do nosso presidente , nossas lideranças e decidimos”. Disse o vereador Genival do PT.
Diferente da sessão passada onde cinco vereadores faltaram e não deu quórum para votação da eleição e outros projetos, na quinta- feira compareceram sete vereadores (Givalda, Genival, Maria do Socorro, Ilário Carneiro, Hebert, Jota e Fabinho), ausências de Marcão e Toinho Rios.
Conforme o Regimento Interno da Câmara de Vereadores de São Domingos o voto é aberto, ou seja, a população fica sabendo quem votou em quem. Socorro teve seis votos a favor, dos vereadores Genival, Ilário Carneiro, Hebert, Givalda, Fabinho e dela própria. Uma abstenção ( vereador Jota) e duas ausências de Marcão e Toinho Rios.
A Mesa Diretora ficou com a seguinte formação: presidenta: Maria Socorro (PT); vice-presidente: Herbert Carneiro de Santana( Herbert de Ouro Verde (PSD); 1° secretário: Ilário Carneiro ( PR) ; 2ª secretária: Givalda Vieira (PP).
Para Bando vice- presidente do Partido, a eleição foi vista com naturalidade, e que Socorro através do diálogo conseguiu viabilizar a sua candidatura e culminando com a vitória.
“ Apesar do imprevisto que aconteceu no final da sessão, mas sabiamente a juíza também teve o seu entendimento favorável a lei principalmente indeferindo o pedido de liminar para suspender a eleição , como cidadão sãodominguense quero desejar que os novos membros da Mesa Diretora Legislativa desenvolvam um bom trabalho”.Disse o vice presidente do PT.
Bando se referiu ao momento Ao final da sessão, quando a ata estava sendo apreciada pelo plenário, chegou a casa, o Oficial de Justiça, levando a resposta para um mandato de segurança interposto pelo vereador Jota, solicitando a suspensão da sessão, por força de uma liminar, o que foi negado pela Juíza da Comarca.
A posse será no dia primeiro de Janeiro para dois anos de mandato (2015/2016). Essa é primeira vez na história do município de São Domingos, que a Mesa Diretora da Casa Legislativa será presidida pela bancada de oposição. O presidente do PT ( Partido dos Trabalhadores de São Domingos Pedro Américo disse que ficou feliz com o resultado que elegeu uma vereadora do partido, e que Socorro representa um Distrito importante que é Santo Antonio. Pedro disse que não houve divergência entre Socorro e Genival ambos do PT e que o partido, dialogou com os dois uma vez que eles tinham interesses em ser presidente(a) e que a orientação foi para cada um procurar viabilizar a candidatura.
Jota que se absteve de votar disse que o resultado foi normal, e que quem se articula melhor consegue os melhores resultados, ele disse também que não tem nada contra a sua amiga e conterrânea Socorro. Disse também que espera que tenha sucessos na caminhada.
Redação CN * fotos: Informa Bahia e Valente Noticias