Acontecerá na próxima quarta-feira,14,a eleição que elegerá a nova diretoria da União dos Municípios da Bahia (UPB) e a campanha entre as duas chapas tomou dimensão das eleições majoritária para escolha de governador ou presidente, mesmo tendo o eleitorado resumido aos prefeitos baianos. Ao percorrer pelo estado é visível a quantidade de outdoor espalhados as margens das estradas e um exemplo da dimensão de divulgação, as margens da BR 101, próximo ao Distrito de Humildes- Feira de Santana,colocados lado a lado.
Na reta de chegada, os candidatos pegaram a estrada na busca dos votos e o prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado (PT), que encabeça a chapa “União, Força e Fé”, visitou na manhã de sábado (10), o município de Muritiba junto ao prefeito Roque Isquem e o governador da Bahia, Rui Costa, que assinou a Ordem de Serviço que autorizar as obras de Infraestrutura da localidade e do sistema integrado de abastecimento de água e esgoto que contemplarão mais de cinco municípios do Recôncavo baiano. As intervenções somam mais de R$ 48 milhões de reais, segundo o governador.
Ricardo Machado aproveitou o momento para buscar apoio dos prefeitos presentes, distribuiu praguinhas, panfletos com suas propostas e as bandeiras que defenderá e pediu o apoio em voz alta a Rui Costa. Machado concedeu entrevista a várias rádios da região e ao site Calila Noticias e pôde esclarecer seu plano de ação para UPB e enfatizou o trabalho, esforço e atuação de Rui Costa já nos primeiros dias do ano e sua preocupação em desempenhar o melhor governo que a Bahia já teve. “Rui é um dos poucos políticos que conheço que já demonstra nos primeiros dias do ano, compromisso imediato e responsabilidade com seu povo”. falou.
Machado disse que conta com apoio de 130 prefeitos e pretende chegar a 200. Questionado sobre o apoio do prefeito de Salvador a candidata Maria Quitéria, Ricardo Machado disse que não se pode acender uma vela para Deus e outra para o Diabo. “Sou companheiro de Rui e todos sabem que ACM Neto é potencial candidato da oposição e sou e serei sempre liderado de Rui Costa”, concluiu.
A assessoria da Maria Quitéria (PSB), prefeita de Cardeal da Silva e candidata à reeleição com a “Unidos pelo Municipalismo”, distribuiu um release falando sobre, o que estão chamando de “golpe baixo”, falando sobre as ligações de uma mulher que, segundo a nota, se passa por irmã do governador Rui Costa, pedindo voto para candidatura do prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado.
O prefeito de Lapão, Ricardo Rodrigues (PSD), diz ter atendido o telefonema de uma pessoa que se identificou como Rose Costa e na conversa, ela pede que o prefeito vote em Machado para presidente da entidade e afirma que o mesmo conta com o apoio do governador. “Ela disse que a ‘família Costa’ deve muito a Ricardo Machado. Desconfiei do tom da conversa e comentei com outros colegas que desmentiram”.
Segundo a nota, o golpe não poupou nem membros da chapa concorrente, encabeçada Maria Quitéria (PSB). O vice-presidente da UPB, José Bonifácio (PT), recebeu a ligação e informou o caso ao institucional do governador. “Rui já declarou que não vai intervir na disputa, insistir em uma situação como essa é golpe baixo”, rebateu.
Para apimentar ainda mais a disputa,a irmã do governador Rui Costa, Rose Costa, em contato com o site Bahia Notícias, confirmou que as ligações efetuadas a prefeitos, pedindo votos para Ricardo Machado (PT) – que concorre à presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB) – não são falsas e partiram dela mesma – diferente do que foi divulgado pela concorrente de Machado. A irmã do Governador afirmou, ainda neste sábado (10), que Ricardo é “amigo da família” e que tem feito campanha aberta para o mesmo por achá-lo a melhor opção para estar à frente da entidade.
Conheça as chapas
A chapa de Quitéria tem como vice presidente institucional, o prefeito de Ruy Barbosa, José Bonifácio; como vice-presidente administrativo o prefeito de Barra do Choça, Oberdan Rocha; 1º secretário o prefeito de Mutuipe, Luis Carlos Cardoso; 2º secretário, prefeito de Coribe, Manoel Rocha; 1º tesoureiro o prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt, e 2º tesoureiro, o prefeito de Juazeiro, Isaac Cavalcante de Carvalho.
A chapa de Machado tem como o vice-presidente institucional, prefeito, João Hipólito Rodrigues Filho, de Abaíra; vice-presidente administrativo, prefeito, Márcio Paiva, de Lauro de Freitas; primeiro secretário, prefeito, Antônio Armando do município de Conceição do Almeida; segundo secretário, prefeita, Maria das Graças Trindade Leal, de Araçás; primeiro tesoureiro, prefeito Eduardo José de Macêdo Júnior de São Félix; segundo tesoureiro, prefeito Fernando Almeida de Oliveira de Entre Rios.