Cento e dezenove motocicletas foram apreendidas entre os dias 14 e 19 de maio na Operação Duas Rodas, realizada pela 10ª Superintendência Regional de Polícia Rodoviária Federal na região de Feira de Santana/BA.
Durante os seis dias de trabalhos, as equipes táticas de Motopoliciamento e de Operações Especiais tiveram a missão de intensificar a fiscalização em pessoas e motocicletas trafegando nas rodovias federais nos trechos da BR 116 – Sul, em Santo Estevão,Paraguaçu, Rafael Jambeiro, na BR 116 – Norte, em Santa Bárbara, Serrinha, Riachão do Jacuípe, Teofilândia, Araci e ainda na BR 324 – Norte, no município de Riachão do Jacuípe.
Segundo a PRF, o objetivo da operação foi prevenir “ocorrência de ações criminosas, acidentes de trânsito e cometimentos de infrações”, principalmente envolvendo motocicletas.
A escolha da PRF para o local de desencadeamento de Operações Temáticas, como a Operação Duas Rodas, é baseada em estudos estatísticos que definem locais e horários para sua realização.
O crescente número de motocicletas em circulação no trânsito das cidades brasileiras tem sido acompanhado pelo de acidentes envolvendo este tipo de veículo. Na década passada, entre 1996 e 2011, o número de óbitos em acidente de trânsito envolvendo motocicletas aumentou 932,1%, segundo o Mapa da Violência no Brasil 2013 – Acidentes de trânsito e motocicletas.
Durante a Operação Duas Rodas na Bahia, foram fiscalizadas 1.050 pessoas e 905 veículos, gerando como principais resultados:
119 motocicletas apreendidas;
580 Autos de Infrações diversos.
10 motocicletas encaminhadas para a delegacia de polícia civil por furto /roubo, ou devido a possuir elementos identificadores alterados e/ ou placa fria;
09 pessoas detidas e encaminhadas para a delegacia de polícia civil das localidades correspondentes aos crimes, das quais uma foi por porte ilegal de armas, uma por Mandado de Prisão em aberto e os demais por estarem conduzindo veículos roubados e/ ou adulterados;
01 automóvel apreendido e recolhido para a Unidade Operacional da PRF em Feira de Santana;
11 CRLV (Cretificado de Registro e Licenciamento de Veículos) e 02 CNH (Carteira Nacional de Habilitação) recolhidos por irregularidades diversas;
01 pistola e 31 munições apreendidas e encaminhadas para a delegacia de polícia judiciária.
Participaram desta Operação, em ações conjuntas pontuais, a Polícia Civil da Bahia, além de uma equipe de resgate da ViaBahia S/A, que prestou apoio para o caso de um socorro rápido, dado o alto grau de risco para os policiais durante o desempenho desta Operação.
Redação CN* com informações do Central de Polícia