O Município de Santaluz no Território do Sisal, a exemplo de muitos na Bahia tem valorizado o aniversário de Emancipação Politica e Administrativa promovendo grandes festas para a população e visitantes. Desta sexta-feira,17, até domingo, 19, uma mistura de ritmos com bandas e cantores com fama regionais e nacionais movimentarão a cidade que completa 80 anos. Veja a programação
O prefeito municipal Zenon Nunes (PSD) disse que é uma data muito representativa e a prefeitura contando com toda coordenação da festa não mediu esforços para poder manter um padrão de excelência apesar das imensas dificuldades que o pais atravessa com a crise econômica, estagnação de crescimento financeiro, e o reflexo disso é na esfera menor que é os municípios.
“Mas nós fizemos bons projetos, apresentamos pra iniciativa privada, Governo do Estado através da Bahiatursa, bancos, e graças a Deus com a compreensão dessas entidades a gente conseguiu arrecadar uma receita para que pudesse ser revertida em atrações que viesse dignificar e deixar um padrão de excelência pra festa que o povo tanto gosta e tanto sonha ano após ano”, disse o prefeito.
O resultado desse esforço segundo Zenonzinho como é conhecido o prefeito, é a boa grade de atrações, segundo ele, foi contratada com base na aceitação popular como é o caso de Psirico, Leo Santana, Daniel Vieira, Duas Medidas, e não deixando de valorizar a prata da casa a da região, para mostrar que o talento também existe em Santaluz e região.” Assim a gente faz um ‘mix’do axé ao pagode, do sertanejo ao arrocha, do forró ao reggae, que são ritmos dançantes que agradam todas faixas etárias”, finalizou o gestor municipal que ressaltou a atitude de toda coordenação quando tomou medidas para movimentar a economia local quando abriu mão de patrocínio de cervejarias, pois, assim os comerciantes ficarão livres para vender diretamente os produtos para barraqueiros, ambulantes, e acaba ajudando todo o comercio local.
A Prefeitura também projetou também uma boa segurança para a festa e já está tudo organizado com as policias civil e militar e contando ainda com o grande trabalho da guarda municipal que terá um papel fundamental na contribuição de mais um evento tranquilo como tem sido todos anos.
Prefeitura paga parte do salário
Pensando na festa do servidor municipal, a Prefeitura está disponibilizando nas contas bancarias de cada um, parte do salário, para que o folião possa fazer a festa com dinheiro no bolso. A outra parte fica para o fim do mês.
O circuito da festa vai ser mantido na Avenida Nilton Oliveira Santos, onde sempre foi, deixou de ser por alguns anos e retornou em 2014.
Religiosidade
Os festejos religiosos tiveram inicio na noite de quarta-feira, 15, quando Comissão Permanente de Promoção de Defesa dos Evangélicos do município (COPELUZ), com o apoio da Prefeitura, promoveu um culto em ação de graças nesta quarta-feira (15), no auditório do Centro Educacional Nilton Oliveira Santos (CENOS). O evento segundo o site Noticias de Santaluz reuniu fieis luzenses e de diversas cidades da região, a exemplo de Queimadas, Valente e Nordestina, além de Feira de Santana, e contou com cantores locais que fizeram participação solo e também com o Ministério de Louvor Ide, da Igreja Assembleia de Deus Missão, além de Alessandro Hazael e Banda. Houve ainda apresentação teatral.
Logo mais às 19h será a vez dos católicos participarem de uma missa de ação de graças pelos 80 anos de Emancipação Política.