A agenda de comemoração pelos 80 anos da emancipação político-administrativa de Santaluz prosseguiu na noite de quinta-feira (16), com a celebração de uma missa em Ação de Graças na Igreja de Santa Luzia celebrada pelos padres Declair Cardoso e Joelson do Rosário.
A missa festiva teve inicio por volta das 20h e foi focada nos 80 anos de emancipação do município, cuja data magna é dia 18, sábado. O ato religioso contou com a presença do prefeito Zenon Nunes da Silva Filho (PSD), vice-prefeito Roudillys Rios do Nascimento (PSD) e do deputado estadual Alex Lopes (PMDB), conhecido por Alex da Piatâ, vereadores,secretários municipais e ex-deputado Joelcio Martins.
Após todos os ritos religiosos o padre Declair convidou o prefeito Zeninzinho como é conhecido o gestor que não escondeu a satisfação de está governando o município e comemorar data tão significativa.Ele falou das historias e alegria e convidou a comunidade a fazer uma viagem ao passado, lembrando os avanços que fizeram com que Santaluz se transformasse e evoluísse. “Isso só foi possível graças à contribuição de cada um e hoje estamos graça a todos você, em um município bem melhor de se viver”, disse o prefeito.
Após a fala do prefeito, houve apresentação de uma peça teatral intitulada Santaluz a frente do seu tempo, com um grupo formado por dois corais da igreja de Santa Luzia, ou seja, Pentecoste e Entoando Louvores, dirigida por Suelbe Andrade. Um ponto forte da dramatização foi o sisal como simbologia da riqueza da terra sem ganância e com muita fé.
A dramatização também chamou atenção para a epidemia de chikungunya e o mosquito Aedes aegypti,de forma humorada disse que ele não inventou a doença, apenas transmite, pois deixam água parada. A febre Chikungunya causa dor nas articulações e esta situação foi representada na peça.
Para finalizar a bela noite festiva, um casal entrou com a imagem da padroeira Santaluzia, em seguida duas crianças carregaram até o altar em formato de velas os numerais 8 e 0 e posicionado para os fieis foram acessos e em seguida o canto de parabéns.
O deputado Alex da Piatã assistiu a missa ao lado dos vereadores Mário Sergio Suzart de Matos (PPS) e Joao Pereira dos Santos (PMDB), mais conhecido por Dida, que juntamente com o vereador Jeová Lourenço da Silva (PSD), apoiaram na eleição de 2014. O parlamentar reconheceu a força e a importância do município no território do sisal e renovou o compromisso de continuar lutando pelo seu desenvolvimento.
O parlamentar disse que conhece Santaluz desde menino e sempre observou as pessoas ordeiras e trabalhadoras com destaque para os trabalhadores do campo com o sisal inclusive foi lembrado como carro chefe da economia local e as pedreiras.” Hoje a gente vê uma Santaluz desenvolvida no campo e na cidade, e como bem disse o prefeito Zenonzinho para isto foi necessário a participação de todos.” finalizou o deputado. Veja o álbum de fotos
A festa profana começa na noite desta sexta e prossegue até a madrugada de segunda-feira, click e confira toda programação.
a Redação CN – Fotos: Raimundo Mascarenhas