A cidade de Valente a partir dessa sexta-feira,24, começou a corrigir o déficit de emprego que aumentou com o fechamento da Via Uno em fevereiro de 2014. A nova Indústria de calçados Lia Line foi inaugurada nesta manhã no mesmo galpão onde funcionou a Via Uno também do setor calçadista.
A inauguração contou com a presença do prefeito Ismael Ferreira (PT),da chefe de Gabinete do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), Aldenira Souza, vereadores da base aliada, secretários do Governo Municipal, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Calçados – SINTRACAL Ricardo Tavares, além de outras lideranças politicas, religiosas e empresarial.
Ricardo que é conhecido como Leo da SINTRACAL abriu os discursos lembrando que o Sindicato esteve naquele mesmo local quando foi dar a noticia do fechamento da Via Uno e foi um dia muito triste, ” nós viemos dizer naquele 20 de fevereiro, que a fábrica estava fechada, eu via trabalhadores chorando, pois ficavam sem perspectivas de futuro, e hoje para mim é uma satisfação muito grande enquanto sindicato, enquanto cutista, enquanto governista que sou. E o prefeito Ismael assim que a fábrica fechou juntamente com Leninha e o deputado Rosembrg disseram: se fechou a gente vai buscar outra, e quando fechou definitivo a Via Uno a gente ouvia na cidade que a culpa era do prefeito, quando a culpa foi da direção que não teve o compromisso de honrar com os direitos dos trabalhadores”, afirmou Leo.
Esdras Souza irá gerenciar a Lia Line de Valente, falou para o público presente que a marca já está a 23 anos no mercado, inclusive com unidade na cidade de Itororó no Sudoeste da Bahia, e agora chega para Valente e Coité, inaugurada a pouco mais de 30 dias. Gostaria de salientar que o sucesso da Lia Line depende de cada um funcionário, em cada etapa, no fazer, o amor e qualidade no produto, isso irá gerar mais emprego, em Valente tem estrutura pra isso”, finalizou Esdras.
Aldenira Souza conhecida carinhosamente por Aldinha representou o deputado Rosemberg Pinto, pois no mesmo horário ele estava participando da missa de um ano de morte da prefeita de São Francisco do conde Rilza Valentin, mas Aldinha em seu discurso falou com segurança que uma das marcas do mandato de Rosemberg é o desenvolvimento regional, “nós temos o compromisso de ajudar as nossas lideranças, os nossos prefeitos, vereadores, para levarem o desenvolvimento a sua cidade. O deputado como líder do PT é também parceiro dos calçadistas, quando viu o fechamento dessas empresas ele correu, rodou foi com Wagner em São Paulo, no Rio Grande do Sul, até que novas empresas ocupassem esses galpões que estavam ociosos e a população desempregada” finalizou Aldinha.
O deputado encaminhou a redação do Calila um breve texto falando de sua alegria pelo dia de hoje, que marca a retomada do emprego de 120 cidadãos e cidadãs.
“A inauguração da Lia Line cumpre um papel de recompor os empregos perdidos com a saída da Via Uno e também descentraliza o segmento de calçados da região do Médio Sudoeste. Estou extremamente feliz de ter sido protagonista do encontro entre os empresários da Lia Line, o prefeito de Valente, Ismael, e o governo do estado. Parabenizo o esforço de Ismael e da vereadora Leninha para trazer novos empreendimentos para a cidade de Valente”, comenta o deputado estadual Rosemberg.
Ismael Ferreira disse que estava ali devolvendo o emprego a uma parte das pessoas que estava fora do mercado de trabalho.
“São vocês que vão fazer acontecer, a nossa parte foi feita, a parte do governo do estado foi feita, assim como nossos deputados, agora depende de vocês. Estamos com uma empresa sólida, que chega na Bahia com a certeza de ficar, e veio aqui por causa do empenho da gestão, dos deputados e do governador, mais saibam que o principal motivo disso tudo é a mão de obra qualificada que tem aqui, foi os trabalhadores e trabalhadoras daqui que nos deram argumentos para negociar com a Lia Line, porque se fosse contrario a empresa não estaria aqui” ressaltou o prefeito que pediu empenho de todos, pois segundo ele a peça chave para aumentar o número de empregos e em tempo breve poder contar com quatro vezes mais empregados que hoje na inauguração é o grande desempenho coletivo.
De acordo com a diretoria, a Lia Line produzirá em Valente calçados femininos adultos utilizará mão de obra experiente e qualificada, principalmente de ex-funcionários que prestaram serviço à Via Uno.
A Lia Line vem com o diferencial de poder vender para o comércio local. Sua história começou no município de São João Batista, contando com apenas cinco funcionários e uma produção de 20 pares por dia. Hoje, localizada em Nova Trento – SC, sua produção é de 120.000 mil pares por mês, envolvendo mais de 1.000 mil colaboradores.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas