A possível construção de uma usina nuclear na Bahia tem levantado discussões em todos os setores da sociedade, principalmente depois do acidente ocorrido no Japão na última semana, onde terremotos e um terrível tsunami deixaram a população oriental à mercê de um acidente radioativo. Por esse motivo, o deputado estadual Targino Machado, líder do Bloco Parlamentar PSC/PT na Assembleia Legislativa da Bahia, afirmou que não apoiará o projeto do governador Jaques Wagner.
Para ele, os problemas que os japoneses enfrentam neste momento servem como aprendizado. “O governador Jaques Wagner ostenta muita coragem ao ratificar a intenção de instalar no semi-árido baiano uma usina nuclear, mesmo após a tragédia japonesa. Quero crer que seja por conta da cultura trazida por ele do Rio de Janeiro, com especialidade em Angra dos Reis, onde estão instaladas as usinas atômicas brasileiras. O Japão, detentor da maior tecnologia no assunto, se deu mal, imagine nós outros?”, disse.
Ainda de acordo com o parlamentar, a mídia precisa intervir para que seja levantada no futuro uma discussão mais ampla sobre o assunto. “Só Deus e a mídia, com sua responsabilidade social, podem ajudar o sofrido e pobre povo do semi-árido baiano”, finalizou.
Maurício Naiberg – Assessor de Imprensa