Os evangélicos de Conceição do Coité continuam em festa nesta 26ª Semana da Cultura Evangélica do Município, que teve início na Comunidade de Onça na noite de segunda-feira,7, na terça,8, segundo noite de louvar no Distrito de São João, e na terceira noite (quarta-feira,9) aconteceu no Povoado de Santa Rosa, considerado o ‘berço’ evangelístico de Conceição do Coité.
O coordenador dos trabalhos em Santa Rosa foi o pastor Almeida da Igreja Batista Mundial do Avivamento, e contou com a presença de outros pastores de ministérios diferentes, o secretário da Industria e Comercio do Município de Coité e evangélico histórico Francisco Apolônio, ele que está coordenando o evento juntamente com a Ordem dos Ministros Evangélicos de Coité – OMEC, prefeito Francisco de Assis, vereadores Raimundo Carneiro, Zé Balduíno e Analene Araújo.
A organização montou palco, som e bancos em frente à igreja Assembleia de Deus, onde recebeu centenas de pessoas para ouvir o Ministério do Louvor da Igreja Batista Mundial do Avivamento na voz da cantora Vandrielle Azevedo, e o cantor Alex Soares.
O pregador da noite foi o pastor Cléber Couto (dest.) da Igreja Assembleia de Deus. Antes de levar a palavra falando da história de Gideão, o pastor lembrou do sofrimento dos evangélicos de Santa Rosa há cerca de 50 anos. Segundo ele, os evangélicos eram apedrejados e a perseguição era tão grande, que foi necessário construir um cemitério próprio para enterrar os crentes. Mostrou- se muito feliz pela libertação do seu povo ao ver a grande participação do que chamou de povo de Deus.
Mas o pregador tinha uma mensagem a deixar para o público presente que serve de reflexão para os dias atuais, ele contou a história de Gideão, e o CN fez um resumo do pregação do pastor.
“Nas conversas com Gideão, Deus afirmou sua presença repetidas vezes. Primeiro, ele afirmou por palavras: “Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem” (Juízes 6:16). Segundo, ele afirmou por sinais. Antes da primeira missão de Gideão, Deus lhe deu um sinal impressionante. O Anjo do Senhor causou subir fogo para consumir a oferta de Gideão. Enquanto pessoas faziam ofertas ao Senhor todos os dias, era muito raro o próprio Senhor mandar o fogo para as consumir. Antes de sua segunda missão, Gideão recebeu mais três sinais. Deus deixou o orvalho molhar uma porção de lã sem molhar a terra em volta dela (Juízes 6:36-38). Na noite seguinte, ele fez ao contrário, deixando a lã seca no meio de terra molhada (Juízes 6:39-40). Nas vésperas da batalha, Deus permitiu que Gideão ouvisse uma conversa entre dois soldados midianitas, confirmando a sua vitória iminente (Juízes 7:9-15). Terceiro, Deus afirmou sua presença através de promessas cumpridas, principalmente no livramento do povo pela mão de Gideão (Juízes 6:16; 7:7,22; 8:10-12). As demonstrações de Deus foram convincentes. Gideão foi convertido!
Pastor Almeida é um dos criadores da Semana dos Evangélicos, disse ter ficado feliz poder coordenar os trabalhos em Santa Rosa, “as primeiras sementes são daqui de Santa Rosa e fiquei emocionado poder ver tanta gente, pastores e autoridades. Isto nos faz lembrar as primeiras semanas, todos evangélicos empolgados, e isso voltou, sinto que será talvez a maior de todos os tempos, a unidade de todas a igrejas, apoio do poder público, realmente dar prazer participar”, afirmou pastor Almeida.
Na noite desta quinta-feira,10, último dia a ser realizado na zona rural, vai acontecer no Distrito de Salgadália às 19h, também em praça pública, pois amanhã e sábado às atividades serão no centro da cidade em frente ao Mercado Municipal, onde terá a participação dos grandes nomes da música gospel nacional a exemplo de André Valadão, Regis Danese e Junior Neguebe, e os pastores Marcos César e Willian Donizetti.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas