Marcada pela emoção e o reconhecimento, a formatura da primeira turma de alunos de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia –UNEB, no pólo de Valente, pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), realizada na noite do último sábado (3), reuniu mais de 400 pessoas na Casa da Cultura em Valente. Formandos, familiares e professores participaram de mais um momento histórico na Gestão do Governo Valente que foi a concretização de um grande sonho para 33 professores das cidades de Valente, São Domingos e Retirolândia.
A realização desse sonho só foi possível devido à sensibilidade e empenho da professora Virgínia Araújo (secretária de educação na época) juntamente com o prefeito Ismael Ferreira em reativar, após um ano parada, a Plataforma. Ao todo 25 professores valentenses puderam celebrar e ter, enfim, o seu diploma de Pedagogia.
Valente fez adesão ao programa em 2010, mas na época, a gestão não montou a estrutura necessária para sua consolidação, provocando com isso a paralisação dos trabalhos na plataforma.
Na oportunidade, o prefeito Ismael Ferreira, muito feliz por ter podido proporcionar um momento tão especial como aquele para tantos formandos, ressaltou que, a formação deve ser verticalizada, portanto não termina nesta etapa, e enfatizou que a função do seu governo é cuidar e educar, por isso, reassumiu o compromisso em manter ativa e funcionando, a PARFOR para a continuação da formação dos docentes do município.
A coordenadora Marta Pastor, muito satisfeita, enfatizou a importância das pedagogas utilizarem o conhecimento adquirido para contribuírem efetivamente na formação social de seus alunos, agindo sempre com humanidade e respeito para com o outro. A cerimônia contou com a presença de professores, diretores e colaboradores da UNEB, como o professor Deijair Ferreira e também professores da UEFS.
A secretária Carlília de Cássia parabenizou todos os formandos e destacou a importância de dar continuidade ao trabalho, mantendo a UNEB viva dentro do município. O Parfor é um programa do governo federal que promove a formação para os profissionais que atuam na educação básica e não possuem uma graduação, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB – e contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica no País.
ASCOM